Família Bergamasco

O sobrenome Bergamasco é pouco comum no Brasil e de origem italiana. A seguir, daremos detalhes sobre a respeito dessa família, como: suas curiosidades, como se originou, as suas variantes com grafias distintas e o brasão e seu significado.

Origem da Família Bergamasco

            A família Bergamasco é antiga e ilustre, da região da Lombardia, ao norte da Itália, e com o passar dos séculos, se espalhou por todo o país. A origem está na cidade de Bergamo, ao norte do país, perto de Milão. Há a cidade de Bergamasco, na região do Piemonte, na província de Alexandria, que também está entre os locais de origem.

Os historiadores dizem que vários cavaleiros famosos fizeram parte da família, como um Rinaldo Bergamasco. Ele foi soldado na cidade de Pesaro, ao norte da Itália, próximo ao país de San Marino. No ano de 1426, foi passado a ele o comando para ir combater em Veneza, confiado por Fillipo Maria Visconti. A família sempre obteve grande destaque devido aos seus componentes que conseguiram obter posições superiores.

Curiosidades do sobrenome Bergamasco

            O sobrenome Bergamasco, além de estar presente na Itália e no Brasil, também se encontra em outros países que receberam imigrantes italianos, tais como: Argentina; França; Estados Unidos; Inglaterra, Chile; Espanha; Suíça e Austrália.  Já no Brasil, esse sobrenome é encontrado nas regiões onde tivemos a presença da imigração italiana, como: São Paulo; Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Variantes do sobrenome Bergamasco

            O sobrenome Bergamasco possui algumas variações em sua grafia, como por exemplo: Bergame (da Itália); Bergamin (Suíça, região próxima à Itália); Bergamina (da Itália); Bergamo (da Itália), Bergamo (da Espanha, região da Catalunha) e Bergamone (da Itália). No Brasil não apresenta grandes variações, não há registros.

Brasão da família Bergamasco

            As cores predominantes são: amarelo, azul, vermelho e prata. Há um cavaleiro coroado, demonstrando a bravura e a nobreza da família. Segurando o escudo, há uma águia e um cavalo, demonstrando altivez e coragem. Dentro do escudo, percebemos duas cabeças de leões dourados e uma barra vermelha, e mais abaixo, uma faixa prateada e três corações derramados.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

2 Comentários

  1. Fabio says:

    Minha bisavó se chamava Francisca Bergamasco ea tataravó Ana Bergamasco vou tentar na justiça pra acrescentar ao meu sobrenome,se tiver alguém pra entrar em contato que tenha o bisavó em comum entre em contato por favor

  2. mary says:

    Como saber sobre o sobrenome bergamaschine. Fica tambem bergamo com variação chine e o que significa?

Deixe um comentário