Família Beato ou Beatto

Veja abaixo algumas informações e curiosidades sobre a família Beato ou Beatto. Confira também como é o modelo de brasão da família Beato de Lisboa.

O sobrenome Beato ou Beatto, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Beato ou Beatto

Este é um sobrenome de origem portuguesa que deriva de um nome próprio de origem religiosa. Ele vem do latim Beatus que tem significado de feliz ou o que faz alguém feliz.  Foi o nome de inúmeros santos e santas, tornando-se assim um nome popular antigamente que deu origem também ao nome Beatriz.

Como sobrenome podemos classifica-lo como um patronímico, pois deve ter passado a sobrenome através de um filho do Sr. Beato, que acabou por ficar conhecido como “Fulano Beato”, disseminando assim o sobrenome aos descendentes.

Pelas informações pertencentes no brasão, podemos dizer que esta família possui sua origem em Lisboa. Se sua origem for realmente de outra região de Portugual, ao menos se sabe que este é um sobrenome português que tem família tradicional na capital, Lisboa.

Curiosidades

A origem dos sobrenomes vem inicialmente como forma de reconhecer pessoas a partir de uma atividade profissional, apelido, nome do pai ou região de onde vinha, uma vez que só o nome já não era o bastante para reconhecer uma pessoa e diferenciá-la dos outros com o mesmo nome próprio. Este é um dos poucos e singulares casos de surgimento de um nome de família.

Variantes do sobrenome Beato ou Beatto

As variações gráficas deste sobrenome são Beato e Beatto. Outros moldes gráficos não foram encontrados. A palavra em si não admite tantas mudanças e desde que se estabeleceu uma família, Beato é o sobrenome mais comum.

Brasão da Família Beato ou Beatto

A família Beato de Lisboa possui um brasão bem interessante. Ele é feito de um escudo prateado. Ao centro tem-se o símbolo de uma água vermelha segurando pelo bico um objeto na cor preta. Nos lados pode-se notar a presença de duas folhas verdes, e no meio delas um volante de navegação. Embaixo da ave tem-se também o que representa algumas ondas, a água, na cor azul em contraste com a cor do escudo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 Comentários

  1. Clério says:

    Olá amigos, nossa família Beatto é de origem Italiana, meu trisavô, Fiorindo Beato, veio da Itália em 1892 com 34 anos.

  2. Ubiraci Biato says:

    Saudações a todos. Faço parte da família Beato… houve um erro no registro do nome de meu avô e acabou se tornando BIATO… Legal poder conhecer mais Beatos … Meu nome é Ubiraci de Oliveira Biato… grande abraço a todos!

  3. Nilton says:

    Ola amigos moro no Brasil mas sei que meu avô veio de Portugal gostaria muito de conhecer meus parentes Beato sera um prazer meu nome e Nilton Fernandes Beato

  4. Geovany says:

    Olá boa noite, minha família dos meus bisavô são da família Beatto. Eram descendentes de Ingleses. Hoje não tenho sobrenome Beatto.

  5. KLEO says:

    OI RODRIGO, MEU SOBRENOME É BIATO.

  6. rodrigo beatto says:

    ola garela da familia beatto ,,sou o rodrigo beatto ,,e uma honra estar encontrando mais beattos ,,,estou tentando a dupla cidadania italiana se alguem estiver afim de tentar meu msn e morcego_beatto@hotmail.com,,vamos preservar nosso sobrenome ,,abraços

Deixe um comentário