Família Batista

Batista é um sobrenome reconhecido no Brasil, porém não é uma família popular como algumas outras. Existem famílias Batista originárias de vários países como França, Portugal, Itália, Espanha. Veja logo abaixo curiosidades e algumas informações sobre elas.

O sobrenome Batista, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Batista

Este é um sobrenome é de origem cristã. Mesmo assim, são encontradas famílias com origem na França, Portugal, Itália, Espanha, entre outros. A origem religiosa do sobrenome Batista, surgiu em referência ao profeta bíblico João Baptista, que era primo de Jesus.

Batista vem da palavra grega Baptiste, o que batiza, depois latinizado baptismous que significa batizar ou lavar. João Baptista foi quem o batizou Jesus Cristo no Rio Jordão. O profeta morreu decapitado por ordem do Rei Herodes.

Curiosidades

São João Batista é um dos santos mais venerados na Europa. No dia 24 de junho é celebrado a festa em seu louvor. Antigamente, na Idade Média, muitos devotos nomeavam seus filhos nascidos neste dia com o nome Batista em homenagem ao profeta João Baptista.

Buscando assim proteção do santo para seus filhos. Posteriormente, este passou a ser adotado como sobrenome, dando assim, uma origem patronímica ao mesmo.

Variantes do sobrenome Batista

Existem duas variantes para o sobrenome desta família. São elas: Baptista e Batista. A variante mais reconhecida e comum de encontrar tanto no Brasil, quanto nos outros países onde o sobrenome surgiu é Batista.

Brasão da Família Batista

Por meio de algumas pesquisas, foram encontrados vários brasões relacionados a família Batista. Por este ser um sobrenome com muitos descendentes, algumas famílias criaram a sua própria identidade.

O brasão que pertence à família Batista, é constituído pelas cores azul, amarelo e vermelho. É Brasão todo colorido de azul e amarelo e no centro do brasão há um escudo dividido em duas partes. A parte superior é na cor amarela e tem um Leão vermelho bem no centro, já a parte inferior é listrada nas cores amarelo e azul.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

25 Comentários

  1. Conceição says:

    Ola, o nome do meu avô materno era João Batista Soares, ele era de Pequi MG

  2. ETC…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

  3. Boa noite me chamo Eduardo Batista meu sobrenome Batista do Nascimento vem dez da década de 1800 no nordeste do Brasil quando nasceram o bisavô do meu bisavô meu bisavô se chamava João Batista do Nascimento nasceu na cidade de Patos Paraíba ano de 1870 e faleceu nos anos 80 de infarto até hoje levo esse sobrenome na minha família os 11 irmãos do meu avô que também tiveram esse sobrenome:
    Maria Batista do Nascimento
    Francisco Batista do Nascimento
    Severino Batista do Nascimento
    Cicera Batista do Nascimento
    Julia Batista do Nascimento
    Luzia Batista do Nascimento
    Sebastião Batista do Nascimento
    Josefa Batista do Nascimento
    Antonio Batista do Nascimento
    José Batista do Nascimento
    Serafina Batista do Nascimento
    Carlos Batista do Nascimento
    Virgulino Batista do Nascimento
    Lampião Batista do Nascimento
    Roberto Batista do Nascimento
    e ainda tem os filhos do primeiro casamento da minha bisavó Tereza Maria da Conceição nascida no municipio de Juazeirinho e suas irmãos Dores que era a irmã gêmea dela e tinha mais 5 irmãs,total de netos dessa meu bisavô e dessa minha bisavó 80 netos
    e muitos bisnetos e fora os filhos netos e bisnetos dos irmãos do casal total de 900 pessoas.

  4. Virgínia Batista says:

    Oi, sou de Fortaleza. Meu avô veio da Paraíba mais ou menos na década de 20 e perdeu todo contato com a família. O nome dele era João Batista dos Santos. Alguém da Paraíba por aqui?

  5. Fabrine Noleto says:

    Oie meu nome é Fabrine ,o meu bisavô tem sobre nome Batista ,ele véio de Itapecerica- MG
    e ele já está bem velhinho ,e queria saber mais dos centenários dessa família linda e até mesmo para falar para ele, que a mais de 50 anos ele não sabe mais nada .

  6. Luana Carla batista says:

    Tbm queria saber mais sobre o sobre nome batista moro em Joinville SC

  7. José Carlos Batista Nogueira says:

    José Carlos Batista Nogueira
    Sou da cidade de Goiás,meus antepassados mais próximos são os Batista de Mossâmedes e localidades vizinhas os meus bisavós maternos por parte paterna de minha mãe José Batista Leite e Izabel Catarina Batista Leite. parentes e amigos nos ajudem a construir a nossa História familiar com batistérios escrituras , certidões,e outros documentos e relato oral e vamos ver ate onde conseguimos levantar a nossa árvore genealogica .

  8. Jacqueline says:

    Eu não tenho Batista no meu nome, mas meu pai se chama Jesus Batista de Carvalho,nascido em Firminópolis- Goiás.
    Tenho muita curiosidade em saber dos nossos antepassados,fico fuçando na internet pra ver se encontro algo.

  9. ANTONIO ZACARIAS BATISTA DE OLIVEIRA says:

    Eu também sempre fui curioso em conhecer meus antepassados, a origem de minha família. Sou baiano, se já houver um grupo de Batistas ou Baptistas se organizando por aqui, gostaria de participar.

  10. Elenice de Magalhaes says:

    Procuro descendentes italianos, portugues,frances e espanhoes da epoca imigrantes que colonizaram a regiao de MINAS GERAIS- Alto do Rio Doce, meu avô tinha o nome de Fabio de Magalhães Conde e minha avó era Carmelinda Maria do Carmo, meu avó tem em Minas Gerais – Alto do Rio Doce e Barbacena, nomes de ruas com seu sobrenome, meu pai já falecido nasceu no Alto de Rio Doce em 22/07/1936 na época foi registrado como Octacilio Batista de Magalhães Conde, mas no cartório quando resolveu abandonar a familia, mudou o nome para Octacilio de Magalhaes e foi para São Paulo e Rio de Janeiro. Levou consigo minha mãe que se chamava Eny da Rosa Magalhães que residia no bairro Cruz das Almas na Cidade de Barbacena Minas Gerais, segundo consta meu avó tinha origem de imigrantes e tinha várias fazendas na região, consta tambem que havia uma herança até a quinta geração pelo sobrenome Conde. Se alguém souber de algo por favor entre em contato. obrigada.

  11. Idean Meira batista says:

    Gente isso é muito importante saber suas origens, o nosso nome e sobre some vem de nossos antepassados e podemos nos conhecer mais abraço.

  12. NELSON LUIS BATISTA says:

    BOM DIA!

    ALGUEM DA FAMILIA BATISTA DA CIDADE DE PARAMIRIM – BAHIA

  13. jeffersonpeixotobatista says:

    o meu sobrenome Tem origem de Israel adorei,

  14. Rozane Santos Rocha says:

    Olá! Procuro informações sobre família Batista em Valença Bahia Brasil. Meu avô materno tinha familiares em VALENÇA, na década de 40, ano do seu falecimento, logo depois do nascimento de minha mãe. Portanto, não o conhecemos nem qualquer pessoa da sua família. o nome dele era Fabiano Batista. Não sei o outro sobrenome pois o nome dele não consta na certidão de nascimento de minha mãe. Gostaria muito de conhecer alguém da família do meu avô materno, poder apresentar à minha mãe que não conheceu ninguém da família do pai dela. Das três filhas que ele teve com minha avó, só resta a minha mãe viva, ela está com 76 anos. Caso alguém possa me ajudar, segue meu email rozanesrocha@hotmail.com

  15. Ma says:

    Então quer dizer que o Brasil não era habitado??? E os índios aonde entram nessa história..???…

    • Jonatas says:

      Acredito que a resposta seja que índios não tem sobrenome.

      • Fabio says:

        TODOS OS BRASILEIROS COM SOBRENOME SILVA SAO DESCENDENTES DE ALGUM ANCESTRAL ÍNDIO. ASSIM COMO TODO SANTOS TEM ANCESTRAL AFRICANO.
        COMO NÃO TINHAM NOMES CRISTÃOS OS ÍNDIOS E OS ESCRAVOS VINDOS DA AFRICA FORAM BATIZADOS COMO SILVA E SANTOS RESPECTIVAMENTE.

        • Vinicius says:

          Voce fala como a fossem originalmente indígenas e africanos, mas sao nomes de estrangeiros portugueses e que escravos libertos adotavam pois não tinham sobrenome.. simples!

  16. Henrique batista viana says:

    !!! que top !!!

  17. babaca says:

    ooooooooooooooiii
    ameiiii muito interesante
    seu negocinhu da familia batista
    soouuuuuu baihana e curti bastante
    bjuss

  18. Briiiigida says:

    oi tudo bom?
    novidades da festa?
    eai oq faz de bom?
    bju da Bruna e adorei te conhecer

Deixe um comentário