Família Baptista

Embora não seja de origem brasileira, o sobrenome Baptista é muito popular aqui no país.

Com origem religiosa, a alcunha ganhou força e popularidade no Brasil, devido a colonização da nação e a habitação de estrangeiros, que trouxeram consigo seus familiares. Ou seja, o sobrenome ganhou força graças à imigração.

Só no nosso país, há mais de 98,784 indivíduos com este sobrenome. Você é um deles? Você é um membro da família Baptista? Então veja neste artigo a origem do sobrenome, suas curiosidades, variantes no Brasil e no mundo, e o brasão da família.

Origem da Família Baptista

É importante ressaltar que o sobrenome Baptista nada mais é do que uma variante de Batista. Sonoramente, eles são iguais, sendo a única diferença a inclusão da letra “p” em “Baptista”.

O sobrenome possui origem cristã, tendo como referência o profeto bíblico João Baptista, primo de Jesus Cristo.

Curiosidades

Os países com maior número de registros de famílias Baptista são o Brasil, que ocupa o primeiro lugar no ranking com mais de 98.780 pessoas; Angola, Moçambique, Portugal, Venezuela, Estados Unidos, Bolívia, Filipinas, França e Espanha.

No total, são aproximadamente 253.967 pessoas no mundo com este sobrenome.

Variantes do sobrenome Baptista

Embora no Brasil a sua única variante popular seja o sobrenome “Batista”, existem também variações como Baptistao e Baptistta.

Já em outros países, o sobrenome possui muitos sobrenomes variantes. São eles: Baptistella, Bapatista, Bauptista, Baptiesta, Baptist, Baptiste, Baptisto, Baptiest, Baptysta e Baipatistta.

Brasão da Família Baptista

As cores predominantes no brasão da Família Baptista são o amarelo, vermelho e azul. O símbolo do brasão é bem elaborado e cheio de detalhes.

A cabeça de um cavaleiro usando um capacete de metal envolto a grandes penas amarelas e vermelhas envolvem um escudo.

O escudo dividido em duas partes tem em sua parte superior o fundo amarelo predominado com um leão vermelho. Já a metade do escudo para baixo, é listrada nas cores azul e amarela.

Veja o brasão da família Baptista:

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/43/91/9e/43919e4caf1634b785edfb0b195ac478.jpg

É importante distinguir o brasão da Família Baptista ao da Família Batista, pois apesar de bastante similares, eles possuem algumas distinções.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Jeová Barboza de Lira Cavalcanti says:

    Parabéns, Gabrielle, por todas as pesquisas sobre famílias que realizou.

Deixe um comentário