Família Balsamo

Veja abaixo a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão da Família Balsamo. Você vai se apaixonar mais ainda por esta família.

O sobrenome Balsamo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Balsamo

Sobrenome italiano, sendo classificado como patronímico, pois deriva do nome do fundador dessa família. A palavra Balsamum no latim significa bálsamo. Antigamente ela era usada como nome próprio.

Segundo o dicionário, balsamo é uma resina aromática extraída de algumas plantas e podem trazer alívio, consolo e lenitivo. Provavelmente esse nome foi utilizado no intuito que os recém-nascidos fossem calmos.

Vale ressaltar que nessa época os filhos que se casavam continuavam morando na casa de seus pais como uma forma de facilitar no trabalho, pois as pessoas plantavam seu próprio alimento. Desse modo, quanto mais descendentes na casa maior iria ser a mão de obra para o trabalho. Nesse contexto, as residências eram conhecidas como por exemplo “Casa dos Balsamos” como uma maneira de representar a casa do patriarca. Mais tarde esse nome passou a ser sobrenome e foi repassado de geração para geração.

Curiosidades

O sobrenome Balsamo foi tão comum nessa época que anos mais tarde Alexandre Dumas escreveu um romance chamado “Joseph Balsamo”. O personagem principal, Joseph era um iluminista que participava da maçonaria e lutava contra os preceitos da monarquia francesa. Assim, subtende-se que os Balsamo foram pessoas importantes.

Variantes do Sobrenome Balsamo

O sobrenome Balsamo possui algumas variações, entre elas podemos destacar Balsa, Balsana, Balsas, Balseiro, Balsells, Balsera e Balseyro.

Brasão da Família Balsamo

O brasão da Família Balsamo é todo detalhado. No timbre tem a figura de uma coroa de ouro cheia de diamantes em volta. E logo abaixo tem o virol que é um trançado de tecidos amarelos com azul.

brasao-sobrenome-familia-balsamo

O elmo é trabalhado no metal e no ouro e por dentro é todo vermelho. Já os paquifes são da mesma cor do virol. O escudo tem a ponta arredondada e um esmalte branco com o desenho de oito mini brasões azuis com cinco bolas brancas no meio. Na parte central desse escudo tem um brasão maior com o esmalte amarelo e o desenho de nove pirâmides sem o vértice.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário