Família Bahia

Confira a seguir as origens, as curiosidades, as variantes e o brasão da família Bahia. Se você pertence a essa família, vai gostar de saber sobre seus ancestrais e irá se apaixonar mais ainda pelo seu sobrenome.

O sobrenome Bahia, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Bahia

O sobrenome Bahia é de origem Ibérica. Ele provém de “Ba’ia” que significa baía, uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, podendo ser o nome de uma localidade também. Desse modo, Bahia pode ser considerado um sobrenome toponímico. Como forma de identificar as pessoas que moravam nesse local.

Ao longo do tempo ocorreram várias variações desse sobrenome e somente em por volta de 1641 o primeiro a ter o sobrenome com a mesma grafia dos dias de hoje foi Raymundo Bernardi Felichem Bahia na Espanha e o rei da época era Felipe V.

Segundo os registros o sobrenome só foi consolidado porque foi introduzido a cobrança de impostos pessoais, pois só quem era nobre tinha sobrenome.

Curiosidades

Segundo genealogistas a primeira geração da família Bahia que veio para o Brasil na década de 1700 foi de José Geraldo Baía, filho de Onofre do Nascimento Baía e Lourdes Rosa Baía Ele deu origem a vários descendentes com o sobrenome Bahia. Nessa data, Minas Gerais estava no auge da mineração.

Variantes do Sobrenome Bahia

O sobrenome Bahia pode ser escrito como Baía, mas no Brasil a forma mais encontrada é Bahia.

Brasão da Família Bahia

O brasão da família Bahia é constituído por um escudo ogival, pois tem a ponta inferior em forma de ogiva ou lança, sendo considerada uma das formas de brasão mais antigas. Dentro do escudo o esmalte amarelo recobre o fundo representando o céu.

No centro é encontrado o desenho de um elefante sobre um campo verde. O timbre é todo trabalhado e as cores amarelo e verde predominam. Por cima da armadura tem outro elefante semelhante ao do escudo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

35 Comentários

  1. sonia Aparecida says:

    eu, sou de são Paulo,meu nome Sônia Aparecida, nos anos 77 conheci um rapaz por nome de Hildegardo Bahia Figueiredo, ele era mineiro, e tinho um primo por nome de Evandro Bahia Figueiredo, gostaria de ter um contato deles, saber se ainda estão vivos, eles moravam em são Paulo, no bairro de vila Ema, e eu moro no bairro do Ipiranga.
    peço a gentileza se alguém tiver noticias, postar no mural.

  2. Alberto Bahia says:

    Sou Alberto Bahia filho de Joanice Bahia, filho de Manoel Cesário Bahia, filho de narciso Pereira Bahia, filho de Francisco Pereira Bahia e Clementina celestina de Jesus , somos de origem de MG …

  3. Amanda Bahia says:

    Olá, sou Amanda Bahia, filha de Maria Bahia e neta de José Bahia. Sou do RJ mas meus parentes são de MG.

  4. Evandro Mota Bahia says:

    Olá, sou Evandro Bahia! Meu pai se chamava José Ribeiro Bahia, filho de Sebastião Roberto Bahia e Emília Bahia, sei que ele era de Canavieiras-BA. Gostaria de contatar com patentes meus, que moram no Rio de Janeiro, ou em outros estados. Moro em Salvador- Ba. Contato 71 9 8243 1288.

  5. Joao Bahia Filho says:

    È a primeira vez que procuro pela origem da familia Bahia. Mas vejo que é muito complexo essa busca. Meu nome é João Paulino Bahia Filho. Para que tenhamos uma referencia sou de MG, Meu pai era militar e a maioria da familia estava entre Juiz de Fora e Belo Horizonte. Aguardo um contato.

  6. Eliene A.Bahia says:

    olá, me chamo Eliene Bahia, acredito tbm que o sobrenome “Bahia” é de origem portuguesa. Parte dos parentes e meus pais são de MG.

  7. Hernani Barbosa Bahia says:

    Estou muito feliz por voces meu nome e Hernani Barbosa Bahia meu pai era Joao ferreira Bahia

  8. SUELI says:

    EU SOU SUELI MARTINEZ BAHIA, NASCI EM ALEGRETE RS
    SEGUNDO SOUBE A FAMILIA BAHIA , MEU PAI CLOVIS BAHIA SILVA, MINHA AVO NOEMI BAHIA SILVA. BISAVO: (CORONEL ) PORFIRIO DE AZEVEDO BAHIA

  9. Valdicleia Bahia says:

    Olá eu valdicleia Bahia,nao sabia nada sobre a origem do meu sobrenome,gostei muito,ja fiquei sabendo q esse sobrenome pertence a uma só família,parentes distantes,mais parentes.

  10. Eliane Bahia says:

    Gostei da ideia de Sibelly, vamos criar um grupo?(71) 992797469

  11. Eliane Bahia says:

    Olá, sou Eliane Bahia, nasci em Salvador e meus país são do interior aqui da Bahia. Também gostaria de saber mais sobre o nosso sobrenome.

  12. BRUNNO says:

    Meu nome é Brunno Baía sou de fortaleza

  13. Willian says:

    Olá, meu nome é Willian Luiz Bahia, neto de Moacir Lopes Bahia, bisneto de Tertuliano Lopes Bahia e por pesquisas já realizada sou de origem portuguesa.

  14. TACIANA OLIVEIRA BAHIA says:

    Olá meu nome é Taciana Bahia, e sou de Manaus – Amazonas.

  15. tarcisio bahia says:

    oi me chamo tarcisio bahia, meu avô se chama nelson bahia e meu pai tmb gostaria de saber mais sobre a familia bahia e gostaria tmb de ver o brasao da familia

  16. Sibelly Bahia Cunha says:

    Sou Sibelly Bahia Cunha, sou de Feira de Santana-Bahia, segue meus contatos: (75) 9 9131-5453 TIM/ZAP, meu email: sibellybahia@hotmail.com
    vamos nos comunicar, criar um grupo no ZAP para atualizarmos informações. soube que em Salvador anualmente acontecem encontros com a Família Bahia.

  17. Valter Junior says:

    Meu avô é de Alagoas, se chama Manuel Bahia, saiu de alagoas nos anos 80, Para o então Goias, Hoje Tocantins, casado com Maria Da Natividade Rocha. Desde então perdeu contato com os familiares que em Alagoas ficaram. Por favor se acaso em suas família houver algum Manuel que foi embora de alagoas nessa época, entre em contato comigo. Valter Junior – 94 99122 4192.

  18. Maile Bahia says:

    Me chamo Maile Bahia, meu avó se Chamava João Bahia, não tenho certeza do nome do meu biza, más provavelmente ele se chamava também João Bahia, minha família é dividida entre os Bahia e os Schramm, até onde eu sei mina familia é descendentes de alemães, mas gostaria de saber mais sobre o sobrenome Bahia.

  19. Antonia Bahia says:

    Fico sempre na dúvida se o sobrenome bahia é oriundo de uma única família, pois têm em vários lugares do Brasil….. Minha família Bahia é de uma cidade do interior do estado da Bahia, mas tem Bahia na capital do estado e em outros municípios, porém não foi feito nenhum estudo genealógico para saber se é da mesma família..

  20. Lucimara Bahia says:

    As informações que tenho também é de que meu sobrenome é de origem Português. Boa parte da minha família é da regiao de iguatama/MG

  21. Núbia Bahia says:

    Não entendi nada! Meus familiares sempre me falaram que o nosso sobre nome veio de Portugal! Meu bisavô e a minha avó eram portugueses. João Álvaro Bahia e Maria Rosa Bahia! Queria conhecer mais pessoas com esse sobre nome, talves poderíamos até ser parentes.

  22. André Bahia says:

    Me Chamo André Ricardo Bahia de Araujo, sou da família Amado Bahia e gostaria de saber mais sobre minha família. Moro em Salvador

  23. Tayna baia says:

    O nome da nossa familia aqui de caucaia por um errinho ficou sem o h….

  24. José Baía says:

    Gente José Geraldo Baía Sou Eu e Vivo hoje não em 1700 com mostra Acima.

    O sobre nome Bahia ou Baía vem de Vaía ou Vahia. Visite o link. abaixo.

    http://familiabaia.blogspot.com.br/2013/06/origem-do-sobre-nome-bahia.html

  25. eudes bahia says:

    minha origem tudo que endica e espanica mas tambem portuguesa a varios relato de um ou de outro mas nada a se confirma mas tudo que se parece que todos com este sobrenome tem origie em minas gerais onde tudo começou com minhas pesquisas

  26. rute mendes bahia says:

    eu sou neta de joao bahia e filha de jose bahia de origem portuguesa gostaria de saber mais sobre a origem da minha familia de sobrenome bahia, obrigado rute.

  27. Francielle says:

    Eu não encontro o brasão da família Bahia

  28. Gabriel Bahia says:

    Nada a ver, nosso sobrenome é português.

Deixe um comentário