Família Azevedo

A Família Azevedo tem curiosidades, histórias e informações bem interessantes. Veja abaixo algumas dessas informações que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre você e seu sobrenome e seus ancestrais.

O sobrenome Azevedo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Azevedo

O sobrenome Azevedo é de origem toponímica, isso significa que ele é derivado de uma localização geográfica. Este se origina de um distrito em Portugal, chamado Cravado. Assim, foi criado para identificar as pessoas que nasciam nesse local. Por se originar de um local, era muito comum se encontrar “Fulano de Azevedo”.

Provavelmente Azevedo é uma forma aportuguesada do castelhano “Acedido”, cuja sua derivação provém de um castelhano mais arcaico, que significa árvore sagrada. Nesse contexto, há hipóteses de que os primeiros descendentes dessa árvore genealógica moravam próximos a “Azebos” ou ”Acevos” que são arbustos espinhosos presentes na região já citada.

Segundo historiadores a história dessa família advém da época dos mouros e mulçumanos. E ao longo dos séculos esse sobrenome foi se transformando até chegar a Azevedo.

Um dos primeiros membros dessa nobre família foi Dom Edgas Gosendes. Outra figura importante foi Ignácio Azevedo, missionário jesuíta que veio para o Brasil para catequisar os indígenas.

Curiosidades

Os descendentes da Família Azevedo são cheios de energia, personalidade e estão sempre dispostos a se aventurar em algo novo. Eles conseguem atrair as pessoas por meio de seu entusiasmo. Os membros dessa família têm que tomar cuidado para não se tornarem pessoas teimosas, por causa de sua personalidade forte.

Variantes do Sobrenome Azevedo

Esse sobrenome sofreu diversas variações ao longo dos séculos, passando por diferentes localidades. Entre as principais grafias são encontradas: Acevos, Acevedo, de Acevedo, Aceval e Acebedo. Mesmo assim, no Brasil, a mais encontrada, popular é esta que estamos tratando: Azevedo.

Brasão da Família Azevedo

O brasão da Família Azevedo é representado por um escudo de ouro. No interior tem-se a figura de uma águia preta. O ouro presente neste brasão representa o esplendor, a glória, a soberania e a riqueza. A cor preta da águia faz referência à fortaleza, a tristeza, a obediência, o segredo e a fartura. Já a figura da água significa domínio, grandes empreendimentos. Confira abaixo algumas fotos de modelos do brasão.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

35 Comentários

  1. meu nome e paulo h de azevedo sou do parana meus pais sao de dalem paraiba e varginha mg

  2. meu no e paulo henrique de azevedo sou do parana meus pais sao de dalem paraiba e varginha

    • João Azevedo says:

      Oi Paulo, você é do Paraná? tenho um amigo aí que também se chama Paulo -Paulo Moro. É professor de geografia aí na universidade. A família Azevedo é de facto muito grande.
      abraço

  3. Leonardo Azevedo says:

    Olá!! Sou Leonardo Azevedo! A família do meu avô é de
    Sergipe, muito grande a família por aqui !!

  4. João Alfredo Beck says:

    Eu tenho Azevedo na minha familia, ou seja AZEVEDO por parte de mãe. Procuro informações sobre os AZEVEDOs na cidade Brusque SC. Alguém pode me ajudar?

  5. Vinícius says:

    Meu sobrenome vem por parte do meu pai, do avô, do bisavô, do tataravô!
    Meu avô ainda é vivo e está com 90 anos! Ele disse que o avô dele se chamava Pedro Azavedo. Ele recebeu o mesmo nome!

    Nessa brincadeira tem Quase 200 anos! Rs

    Ele disse que se lembra que o avô falava todo enrolado e rápido, e ele não entendia quase nada! Provavelmente, era português!

    Um abraça a todos!

  6. Sabrina says:

    Não Achei aqui »» Pinho««… Mas no google diz:
    “Pinho é apelido português antigo, pois da relação que o rei D. Pedro I mandou fazer dos cavaleiros que tinham comedoria no mosteiro de Grijó, se mencionam Gonçalo Anes de Pinho e seu irmão Lourenço Anes de Pinho, moradores na Terra da Feira. Anteriormente, aparecem outras pessoas do mesmo apelido, mas não se sabe o parentesco certo entre umas e outras, nem com o mais antigo de quem se pode deduzir a genealogia.

    As armas dos Pinhos são as seguintes: de prata, cinco pinheiros de verde, frutados de ouro. Timbre: um dos pinheiros”.

    “Pinho – Sobrenome de orígem geográfica. De Pinho, subst. comum (Antenor Nascentes, II, 243). O Conde D. Pedro, em seu Nobiliário, à p. 273 (Século XIV), faz menção a João Lourenço de Pinho (Anuário Genealógico Latino, I, 77). Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata da antiguidade desta família, onde informa ser muito antiga.

  7. João Azevedo says:

    Relativamente às origens do Apelido Azevedo, no Brasil, indubitavelmente descende dos Portugueses. Em Portugal, a origem do nome remonta ao século IX d.c, ou seja, ainda antes da formação de Portugal como País (em 1143 – é um dos países mais antigos da Europa), por isso vejam bem a antiguidade da família. Para registo da genealogia e Heráldica temos:

    Azevedo: – Sobrenome de origem geográfica, houve de várias povoações de Portugal. De um substantivo comum azevedo, derivado de um azevo, nome de árvore o qual vive hoje no diminutivo azevinho, e do sufixo coletivo- edo, plantação de azevinhos. Encontra-se, no ano de 897, na forma acineto; no ano de 1059, azinedo, e no ano de 1078 azevedo. Cortesão tirou de baix um latim ACIBETU, de acibu e manda confrontar com Azevo, nomem de uma povoação. Em espanhol acebedo, acebo ( Antenor Nascentes, Dic., II, 34) . Procedo esta familia de D. Arnaldo de Bayão (.983), de gasconha ( França), por seu descendente Pedro Mendes de Azevedo, que foi o 1° a adotar esse sobrenome, tirado da Quinta de Azevedo ( em entre Douro e Minho, Vila Real), de que foi senhor e é o solar da familia. Arnaldo morreu de uma seta no cerco de viseu ( Anuário Genealógivo Latino, I, 15). Xavier Paes Barreto, resumiu suas origens da seguinte forma: o solar dos Azevedo veio a pertencer a Paio Godo, filho de Godo Viegas, neto de Egas Gozendo, bisneto de Gozendo Araldes e trineto de Arnaldo Bayão. Tomou o nome do Solar eo perpetuou como nome de familia ( Revista Genealógica Latina, X, 57)

    P.S. Visitem e peçam para aderir ao grupo do facebook: https://www.facebook.com/groups/272257716136507/

    Abraços
    João Azevedo

  8. Jaqueline says:

    Viva os Azevedo sou Jaqueline P
    de Azevedo

  9. Adryanne Azevedo e Azevedo says:

    Amo meu sobrenome e acreditem carrego duas vezes esse sobrenome.

    Me chamo Adryanne Azevedo e Azevedo.

    • Paulo Sérgio Azevedo says:

      Sou Azevedo de Uberlândia/MG e o sobrenome vem da minha mãe, baiana de Macaúbas/BA. Que tal um grupo wattszap 34 99223 4389.

      • João Azevedo says:

        Boa ideia Paulo. As tecnologias servem para isso mesmo: criar pontes entre as pessoas.
        João Azevedo
        Viana do Castelo, Portugal

  10. João Bosta says:

    Eu odiava meu nome, era José Bosta, mas finalmente depois de muita luta consegui mudar, agora me chamo João Bosta.
    Uma abraço, amiguinhos.

  11. Emiliano Azevedo Filho says:

    Top esse sobre nome minha família toda tem o sobrenome Azevedo meu a vô era Tibério Maranhão Azevedo e o meu bisavô era Emiliano de melo Azevedo eu tinha pesquisado sobre o nosso sobre nome mas tudo que tinha encontrado que era de origem portuguesa e que a família Azevedo servia a realeza, mas agora que vi esses comentários descobrir muito mais. Agente podia fazer uma grande investigação sobre essa nobre família eu tenho orgulho de carregar o sobre nome Azevedo. I o melhor somos todos parentes somos todos Azevedo.

    • Paulo Sérgio Azevedo says:

      Sou Azevedo de Uberlândia/MG e o sobrenome vem da minha mãe, baiana de Macaúbas/BA. Que tal um grupo wattszap 34 99223 4389.

  12. Acho meu sobrenome muito nobre. Nunca havia entendido as variações, mas agora entendo completamente. Muito legal isso! Show!

    Flávia Azevedo

  13. Italo Azevedo says:

    Muito legal!

  14. O Brazão dos Azevedos tem uma Águia em cima e outra dentro de um “arco”. Nos passeios da casa do meu pai na cidade de Cristina SUDOESTE DE MINAS GERAIS tem timbrado o Brazão dos Azevedos e o nome da rua é João Azevedo (nome do meu bisavô).
    Só não estou conseguindo colar o Brazão!
    img002-1.jpg

    Josiane Nogueira de Azevedo Viana Braga

  15. /Users/loja/Desktop/brasao-sobrenome-familia-azevedo-3.jpg

  16. WANDERLEY AZEVEDO says:

    GENTE ME AJUDE E DE GRANDE INTERESSE SABER COMO QUE UMA SOBRE NOME DE GRADES RENOMES COMO AZEVEDO FOI CHEGAR NA ILHA DO MARAJÓ
    SOU DESCENDENTE DA FAMÍLIA AZEVEDO TENHO DADOS REAIS QUE MEU AVO ERA PROPRIETÁRIO DE GRANDES ÁREAS NA ILHA DO MARAJÓ MUITOS AMIMAIS FARTURAS SEM PRETENDENTES …
    CASADA COM MINHA AVO IETE DA FAMILIA SILVA PAMPLONA SEM ESTUDO E ENTENDIMENTO FOI EM ROLADA MANIPULADA TENDO COMO RESULTADO A PERCA DE TUDO CENTENAS DE CABEÇAS DE ANIMAS E ALGUMAS TERRAS COM CENTENAS DE ESQUITARES…..

    • MAURO AZEVEDO says:

      BOA NOITE.
      MEU PAI ERA DA ILHA DO MARAJÓ… ERA DA FAMÍLIA CALANDRINI DE AZEVEDO
      SOU DE BELÉM..HOJE MORO EM TAUBATÉ-SP

    • MAURO AZEVEDO says:

      Boa noite.
      uma vez falando com uma cara da ilha do marajó ele me falou que a família Azevedo era proprietária de uma grande parte da riqueza da ilha do marajó e essa riqueza era constituída de gado bubalino, porém com o tempo essa riqueza foi “perdida”….
      …..os primeiros Azevedos chegados no Brasil tem origem da união PORTUGAL e ESPANHA dando origem a família Calandrini de Azevedo…
      eu sou Tobias de Azevedo não sei por qual motivo e meu pai também era Tobias de Azevedo….mas meu avô era calandrini e azevedo

  17. Josiane Azevedo says:

    A origem do Azevedo vem da Alta Alemanha (antiga Pruscia) e depois se espalhou para Portugal e Espanha. Vindo depois para o Brasil. Contudo, AZEVEDO tem origem na Alemanha. Tenho material falando sobre.

    Josiane Nogueira de Azevedo Viana Braga

    • Andreia Azevedo says:

      Ola Josiane!
      Tenho muito interesse nesse material da origem do nosso sobrenome, que vem da Alta Alemanha (Pruscia). Serei imensamente grata se puder me mandar. Desde os meus 10 anos de idade tenho muita curiosidade sobre a origem da minha familia. Agora com um pouco mais de 35 anos, estou pesquisando e lendo muito a respeito, diariamente. Tenho o tracos europeus e meu irmao e um alemao. Como a minha mae e do interiro, ela nunca se interessou em perguntar aos meus avos sobre a nossa descendência. Se puder me ajudar nessa busca/pesquisa ou pelo menos me indicar as fontes do seu material.

    • Catharina Azevedo says:

      Oi Josiane !!

      Assim como Andreia Azevedo, tenho muito interesse nesse material que você citou.
      Por favor me dê uma resposta para que eu possa te passar meu email.
      Bjs

      • Catharina Azevedo, peço por favor paciência; é que perdi uma irmã pouco tempo e ainda estou recuperando de uma depressão. Minha irmã faz muita falta! É um grande vazio!
        Vou escanear o papel que tenho e lhe enviarei assim que melhorar. Fique com Deus! Nosso Único refúgio.

        Josiane Nogueira de Azevedo Viana Braga

    • João Azevedo says:

      Uma curiosidade Josiane: Os seus apelidos Nogueira e Azevedo são duas freguesias do concelho de Viana (do Castelo) e Viana e Braga são duas cidades e concelhos da região do Minho no norte de Portugal. Não deixa de ser curioso 🙂
      Já agora também sou Azevedo e moro em Viana do Castelo

  18. Dara Azevedo says:

    Que orgulho do meu nome!!! Viva os Azevedos!!! Família nobre e de bom caráter!! Energéticos e selvagens!!! Uhuuu

  19. Daniel Azevedo says:

    Comentário:gostei da descoberta,ainda mais q a familia teve um brasao.

    • João Azevedo says:

      Sim Daniel, a família Azevedo sempre foi guerreira. Em Portugal por exemplo foi importantíssima numa das maiores batalhas da história de Portugal – Batalha de Aljubarrota em que um exército de pouco mais de 7000 portugueses (muitos dos quais eram pessoas do povo sem formação militar) combateu e venceu um exército de Castelhanos (atuais Espanhóis) de 35000 soldados. Os Azevedos foram uma das famílias nobres que combateu ao lado do rei português D. João I em 1385. O brasão da família é um dos que está representado no palácio nacional de Sintra, como uma das famílias nobres mais respeitadas. Se quiseres ver o brasão, visita o facebook neste link:
      https://www.facebook.com/groups/272257716136507/

  20. Leonardo says:

    A origem árabe vem dos muçulmanos, tem uma vertente que diz na época do domínio da igreja católica quem não era católico era morto, portanto muitos fugiram de seus países e adotaram novos sobrenomes geralmente ligados á árvores tais como laranjeira, carvalho e também azevedo que é o nome de uma árvore. Portanto podemos sim ser descendentes de árabes, muculmamos ou judeus.

  21. ubirajara says:

    li em algum lugar que è de origem àrabe.Alguem sabe algo a respeito?

    • Leonardo says:

      A origem árabe vem dos muçulmanos, tem uma vertente que diz na época do domínio da igreja católica quem não era católico era morto, portanto muitos fugiram de seus países e adotaram novos sobrenomes geralmente ligados á árvores tais como laranjeira, carvalho e também azevedo que é o nome de uma árvore. Portanto podemos sim ser descendentes de árabes, muculmamos ou judeus.

  22. Pietra says:

    N sei se esta legal mais botei no trabalho de origem dos sobrtenosmes tomara que de certo bjjs

Deixe um comentário