Família Azevedo

A Família Azevedo tem curiosidades, histórias e informações bem interessantes. Veja abaixo algumas dessas informações que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre você e seu sobrenome e seus ancestrais.

O sobrenome Azevedo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Azevedo

O sobrenome Azevedo é de origem toponímica, isso significa que ele é derivado de uma localização geográfica. Este se origina de um distrito em Portugal, chamado Cravado. Assim, foi criado para identificar as pessoas que nasciam nesse local. Por se originar de um local, era muito comum se encontrar “Fulano de Azevedo”.

Provavelmente Azevedo é uma forma aportuguesada do castelhano “Acedido”, cuja sua derivação provém de um castelhano mais arcaico, que significa árvore sagrada. Nesse contexto, há hipóteses de que os primeiros descendentes dessa árvore genealógica moravam próximos a “Azebos” ou ”Acevos” que são arbustos espinhosos presentes na região já citada.

Segundo historiadores a história dessa família advém da época dos mouros e mulçumanos. E ao longo dos séculos esse sobrenome foi se transformando até chegar a Azevedo.

Um dos primeiros membros dessa nobre família foi Dom Edgas Gosendes. Outra figura importante foi Ignácio Azevedo, missionário jesuíta que veio para o Brasil para catequisar os indígenas.

Curiosidades

Os descendentes da Família Azevedo são cheios de energia, personalidade e estão sempre dispostos a se aventurar em algo novo. Eles conseguem atrair as pessoas por meio de seu entusiasmo. Os membros dessa família têm que tomar cuidado para não se tornarem pessoas teimosas, por causa de sua personalidade forte.

Variantes do Sobrenome Azevedo

Esse sobrenome sofreu diversas variações ao longo dos séculos, passando por diferentes localidades. Entre as principais grafias são encontradas: Acevos, Acevedo, de Acevedo, Aceval e Acebedo. Mesmo assim, no Brasil, a mais encontrada, popular é esta que estamos tratando: Azevedo.

Brasão da Família Azevedo

O brasão da Família Azevedo é representado por um escudo de ouro. No interior tem-se a figura de uma águia preta. O ouro presente neste brasão representa o esplendor, a glória, a soberania e a riqueza. A cor preta da águia faz referência à fortaleza, a tristeza, a obediência, o segredo e a fartura. Já a figura da água significa domínio, grandes empreendimentos. Confira abaixo algumas fotos de modelos do brasão.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

89 Comentários

  1. poderíamos fazer um congresso com todos os Azevedo

  2. Olá meu nome suely Azevedo filha de Álvaro Bastos de Azevedo neta de João balseiro de Portugal essa família está no mundo inteiro minha vó era da família Bastos de Azevedo de Portugal.

  3. Suely says:

    Olá meu nome suely Azevedo filha de Álvaro Bastos de Azevedo neta de João balseiro de Portugal essa família está no mundo inteiro minha vó era da família Bastos de Azevedo de Portugal.

  4. Suely says:

    Olá meu nome é suely Azevedo meu pai ademar da silva Azevedo meu avô Álvaro Bastos de Azevedo meu bisavô João balseiro essa família está no mundo inteiro meu bisavô imigrou de Portugal para o Brasil em 1930 eu quero participar desse grupo .

  5. Eliane says:

    Oi, gostaria de saber sobre os de azevedo soares da Paraiba e Recife ? Meu pai Antônio de Azevedo soares e meu avô Argimiro de azevedo soares ambos falecidos Se tiver alguém que possa me ajudar por gentileza entre em contato comigo e-mail elianetorresazevedo@hotmail.com soarese53@gmail.com Desde de já agradeço Eliane

  6. Hamilton de castro Azevedo Júnior says:

    Eu sou de Coruripe Alagoas, aqui vive dezenas de Castro Azevedo,cidade linda,litoral sul,fica a diga pra quem vier a Alagoas.

  7. Marisa de Azevedo says:

    Filha de Antônio Sebastião Azevedo
    e Geazi Perassol Azevedo ,ambos mineiros. Sou de São Paulo. Atualmente moro no Rio de Janeiro.
    Facebook
    marisa.az_2008@hotmail.com

  8. Andréia says:

    Oi estou procurando filhos de Maria Balbina Azevedo Ferreira irmãos de Valdete Azevedo Ferreira porfavor entrar em contato foi separada de seus irmãos a muitos anos atrás gostaria de poder encontralos

  9. adriano azevedo says:

    oi moro na cidade de witmarsum ,estado de santa catarina aki em varias familias azevedo . tenho muita onra desse sobrenome

  10. Antonio carlos Neves de azevedo says:

    Amigos, sou Azevedo por parte de pai, meu avô Antonio Saturnino de Azevedo , ficou viuvo muito jovem .Depois de ficar viúvo deixou 2 filhos menores com 1 e 2 anos de idade com a sogra sra.Maria das Dores e nunca mais deu notícias por esse motivo eu desconfio que talvez ele tenha se casado novamente e tenha deixado mais alguns filhos que seriam meus tios e gostaria de localiza-los.ele residia na faz.Bomver no município de Alegre-ES, vejam se podem me ajudar Abraços.

  11. José Alves da Cruz says:

    Olá boa noite, sou nascido na cidade de Santa Maria do Suaçui MG. Estou pesquisando o sobrenome Azevedo da parte de minha avó que chamava Maria Alves do Azevedo , que já é falecida a mais de 45 anos. O sobrenome Azevedo que é da parte de minha avó deixaram de adota-lo se perdeu com tempo.
    Ha!. só lembrado o meu bizavô chamava André Alves do Azevedo que já é falecido a uns
    80 anos

  12. Só para consultar a origem do sobrenome.

  13. elizabete lázaro de azevedo says:

    Olá boa noites á todos AZEVEDO meu Elizabete Lazaro de Azevedo,tambem venho buscando saber a origem do sobrenome
    O que posso dizer que este sobrenome vem do meu avõ que se chamava BENEDITO LÁZARO DE AZEVEDO, meu pai se chamava AMINADAB LÁZARO DE AZEVEDO que nasceu no interior de são paulo em RANCHARIA .
    Bom gostaria de saber se derrepente tenho algum parentesco com estes avezedos que estão por ai ,um abraço de um azevedo com muita honra .

  14. RIVALDO AZEVEDO says:

    OI PESSOAL. PRAZER IMENSO TER ENTRADO EM CONTATO COM VOCES TODOS.

    SOU RIVALDO DE AZEVEDO, MORO EM ALAGOINHAS E SEGUNDO INFORMAÇÕES DE MEU PAI (VIVALDO DE AZEVEDO QUE JÁ ESTÁ MORTO DESDE 2015) ENTRAMOS NA BAHIA VINDO DE MINAS GERAIS PARA O MUNICIPIO DE ARAMARÍ (INTERIOR DA BAHIA) PARA MONTAR UMA USINA DE CANA DE AÇUCAR. TINHAMOS FAZENDAS AQUÍ MAS MEU FAMILIARES SE DISPERSARAM E EU PERDÍ O CONTATO. ESTOU TENTANDO SABER QUEM ERAM OS MEUS PARENTES ATRAVÉS DE REGISTROS NO FORUM DA CIDADE DE ARAMARÍ E ASSIM TER ALGUMA BASE. FIQUEI SABENDO QUE ESTE SOBRENOME TEM ORIGEM JUDIA. MAS ESTOU FAZENDO ANÁLISE PROFUNDO.

    PRAZER IMENSO.
    RIVALDO DE AZEVEDO

  15. Alexandre says:

    Meu nome é Alexandre de Azevedo! Moro em concórdia Santa Catarina, meu avô se chamava João salvador de azevedo, meu pai se chama José Claudio de azevedo , queem quiser adicionar no face é Alexandre de Azevedo. Tudo parente. Ap

  16. Eliane says:

    Oi, sou Eliane Meu pai é Antônio de Azevedo soares filho de Maria da glória soares e Agemiro de Azevedo soares sei que sou neta de portugueses da cidade de Coimbra Mas não tenho nenhum documento do meu avô Argemiro como faço para procurar algum documento que prove a descendência Desde de já agradeço

  17. Gislene Ribeiro says:

    minha sogra é Azevedo por parte de pai de Macaubas-BA . Antonio Paraizo de Azevedo – e avo Jose Deocleciano de Azevedo . Se tiver alguma ligação entre em contato gisleneribb@gmail.com, estamos a procura dos familiares

    • Maria do Sameiro Lma Azevedo Braga Gonçalves says:

      Sou portuguesa e tenho família no Brasil..segundos primos.
      A minha prima acho que já faleceu, ela era Azevedo .Suely Azevedo, mas acho que ela usava o apelido do marido..vou procurar umas cartas que tenho e tentar descobrir o apelido .Tenho imensa pena não saber nada desses primos…já é a sétima vez que vou de férias ao Brasil e gostava de saber deles, mas não sei como fazer..

  18. Yuri Contim de Azevedo Santiago says:

    Moro em Minas Gerais, tenho 24 anos, tenho um enorme prazer em Ter AZEVEDO no nome. se alguém tiver interesse me add la no face, https://www.facebook.com/yurisantiago1992

  19. Alessandra Pereira de Azevedo says:

    Olá, eu sou Alessandra Pereira de o Azevedo, sobrenome que herdei de meu pai Helio Pereira de Azevedo, ele meu pai teve muitos filhos, e registrou todos seus filhos só com o sobrenome dele Pereira de Azevedo. Em conversa entre irmãos no dia do seu velório descobrimos que eramos 34 irmãos, se vc vou um dele de um alo ai.Salvador-Ba

  20. RENATO says:

    Olá pessoal, sou Renato Azevedo, de Guarapuava/PR, meu avó paterno era Antonio Marques de Azevedo.Penso até em usar o brasão no portão da minha casa. Meu face é Kaskadura2000@yahoo.com.br.

  21. IVANILSON AMARO DE AZEVEDO says:

    UAU, IMPRESSIONANTE A HISTÓRIA DESTE NOME E QUANTOS PESSOAS NO MUNDO O POSSUEM…INCRÍVEL.

  22. OLINA DE AZEVEDO says:

    Meu avo por. de minha mae nome dele é LAZARO ANTONIO DE AZEVEDO ELES MORAVAN NA CIDADE DE BURITIZAL ESTADO DE SAO PAULO minha mae OLINA DE AZEVEDO

  23. Elizabete Azevedo Santos says:

    Elizabete Azevedo Santos de Salvador-BA.
    Azevedo de meu avô.
    Otávio Azevedo.

  24. Esperando ser aceito no grupo:-
    Não sou Azevedo, mas escrevo sobre um ramo dessa família, sendo que os primeiro no Brasil foram os irmão Francisco João Machado de Azevedo e se irmão Domingos, estabelecidos em Ouro Preto no início do século XVIII.
    Do João tenho desde o seu batizado em Portugal e por consequência os nomes de seus pais e avós.
    Destes Azevedos estou terminando um livro que está com 474 páginas (21×28).
    Existe um ramo no sul do Brasil descendente de José de Azevedo Barbosa bem estudado pelo descendente e sociólogo Ricardo costa de Oliveira.
    Abraço a todos do grupo.

    • Regina Azevedo says:

      Você pesquisou a região do RN e PB?

    • Adriana Araújo de Azevedo says:

      Oi Hugo … eu gosto muito de procurar coisas sobre esse assunto … a origem e de onde alguma coisa começou sempre mexeu com minha curiosidade.
      Eu não conheci a avó do meu pai , mas ele chegou a falar que a avó dele falava que a junção dos sobrenomes Teixeira Azevedo era algo importante … não sei o por que disso , mas ele não passou isso para os filhos … que são todos Araújo (de minha mãe) Azevedo dele…
      Sabe alguma coisa a esse respeito???
      Abraço da Adriana Araújo de Azevedo.

    • Geraldine Azevedo says:

      Sr. Hugo… Em 1854 em Minas Novas/MG nasceu meu trisavô Frederico Ferreira de AZEVEDO…
      filho de Carlota Marques da Cunha (não sei os nomes dos pais de Carlota)…
      eu desconfio que o tabelião de Araçuai entre os anos 1870 e 1890 (mais ou menos), Severiano Ferreira de Azevedo, seja o pai ou avô de Frederico….isso porque o filho de Frederico chamava-se Severiano…
      Não tenho maiores notícias desses Azevedo de Minas Novas e Araçuai….
      já tentei pesquisas junto as igrejas e cartórios civis da região, mas sem sucesso…
      o que sei descobri em antigos jornais digitalizados no site memoria bn da biblioteca nacional…

      Sr. Hugo… o senhor ouviu falar da chegada no Brasil nos séculos passados de algum COHEN DE AZEVEDO ???
      Explico: fiz exame de DNA GENEALOGICO… e um de meus “primos” entre diversos sobrenomes britânicos tem COHEN DE AZEVEDO entre seus ascendentes e que parece ser a única ligação dele comigo…
      Esses COHEN DE AZEVEDO da árvore desse primo vem desde de os anos 1564 e eram portugueses que emigram para a Holanda e depois se espalharam pelo mundo….
      eram judeus, rabinos famosos na sua época….
      não estou interessada na questão judia da família… mas sim em suas andanças pelo mundo….
      Em sua pesquisa o senhor achou um desses antigos COHEN DE AZEVEDO no Brasil ???

      • Fabio says:

        Olá Geraldine, eu sou Fabio Azevedo neto de José Azevedo que morou em Lagoa Grande, cidade vizinha de Minas Novas. Não conheci nenhum de meus avós maternos, moro em Santa Catarina hoje e minha mãe é Laura Ornela Azevedo. Tenho curiosidade de conhecer meus familiares …

  25. Hamilton de Castro Azevedo Junior says:

    Há uma cidade de Alagoas chamada Coruripe,lá tem dezenas de Castro Azevedo,nomes de praça etc… abraços!!!

  26. keyth says:

    sou keyth suderio azevedo, tenho muita curiosidade de encontrar familiares que viven no espirito santo,sei que meu avô paulo de oliveira azevedo era de la e que sigo tendo familiares la pelo que minha mae falou,e muita historia dos azevedo la,mas no espirito santo è muito dificil de encontrar microfilmes etc..pq a igreja catolica nao libera. se alguem souber de alguma informaçao ,estaria muito agradecida.

  27. meu nome e paulo h de azevedo sou do parana meus pais sao de dalem paraiba e varginha mg

  28. meu no e paulo henrique de azevedo sou do parana meus pais sao de dalem paraiba e varginha

    • João Azevedo says:

      Oi Paulo, você é do Paraná? tenho um amigo aí que também se chama Paulo -Paulo Moro. É professor de geografia aí na universidade. A família Azevedo é de facto muito grande.
      abraço

  29. Leonardo Azevedo says:

    Olá!! Sou Leonardo Azevedo! A família do meu avô é de
    Sergipe, muito grande a família por aqui !!

  30. João Alfredo Beck says:

    Eu tenho Azevedo na minha familia, ou seja AZEVEDO por parte de mãe. Procuro informações sobre os AZEVEDOs na cidade Brusque SC. Alguém pode me ajudar?

  31. Vinícius says:

    Meu sobrenome vem por parte do meu pai, do avô, do bisavô, do tataravô!
    Meu avô ainda é vivo e está com 90 anos! Ele disse que o avô dele se chamava Pedro Azavedo. Ele recebeu o mesmo nome!

    Nessa brincadeira tem Quase 200 anos! Rs

    Ele disse que se lembra que o avô falava todo enrolado e rápido, e ele não entendia quase nada! Provavelmente, era português!

    Um abraça a todos!

  32. Sabrina says:

    Não Achei aqui »» Pinho««… Mas no google diz:
    “Pinho é apelido português antigo, pois da relação que o rei D. Pedro I mandou fazer dos cavaleiros que tinham comedoria no mosteiro de Grijó, se mencionam Gonçalo Anes de Pinho e seu irmão Lourenço Anes de Pinho, moradores na Terra da Feira. Anteriormente, aparecem outras pessoas do mesmo apelido, mas não se sabe o parentesco certo entre umas e outras, nem com o mais antigo de quem se pode deduzir a genealogia.

    As armas dos Pinhos são as seguintes: de prata, cinco pinheiros de verde, frutados de ouro. Timbre: um dos pinheiros”.

    “Pinho – Sobrenome de orígem geográfica. De Pinho, subst. comum (Antenor Nascentes, II, 243). O Conde D. Pedro, em seu Nobiliário, à p. 273 (Século XIV), faz menção a João Lourenço de Pinho (Anuário Genealógico Latino, I, 77). Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata da antiguidade desta família, onde informa ser muito antiga.

  33. João Azevedo says:

    Relativamente às origens do Apelido Azevedo, no Brasil, indubitavelmente descende dos Portugueses. Em Portugal, a origem do nome remonta ao século IX d.c, ou seja, ainda antes da formação de Portugal como País (em 1143 – é um dos países mais antigos da Europa), por isso vejam bem a antiguidade da família. Para registo da genealogia e Heráldica temos:

    Azevedo: – Sobrenome de origem geográfica, houve de várias povoações de Portugal. De um substantivo comum azevedo, derivado de um azevo, nome de árvore o qual vive hoje no diminutivo azevinho, e do sufixo coletivo- edo, plantação de azevinhos. Encontra-se, no ano de 897, na forma acineto; no ano de 1059, azinedo, e no ano de 1078 azevedo. Cortesão tirou de baix um latim ACIBETU, de acibu e manda confrontar com Azevo, nomem de uma povoação. Em espanhol acebedo, acebo ( Antenor Nascentes, Dic., II, 34) . Procedo esta familia de D. Arnaldo de Bayão (.983), de gasconha ( França), por seu descendente Pedro Mendes de Azevedo, que foi o 1° a adotar esse sobrenome, tirado da Quinta de Azevedo ( em entre Douro e Minho, Vila Real), de que foi senhor e é o solar da familia. Arnaldo morreu de uma seta no cerco de viseu ( Anuário Genealógivo Latino, I, 15). Xavier Paes Barreto, resumiu suas origens da seguinte forma: o solar dos Azevedo veio a pertencer a Paio Godo, filho de Godo Viegas, neto de Egas Gozendo, bisneto de Gozendo Araldes e trineto de Arnaldo Bayão. Tomou o nome do Solar eo perpetuou como nome de familia ( Revista Genealógica Latina, X, 57)

    P.S. Visitem e peçam para aderir ao grupo do facebook: https://www.facebook.com/groups/272257716136507/

    Abraços
    João Azevedo

  34. Jaqueline says:

    Viva os Azevedo sou Jaqueline P
    de Azevedo

  35. Adryanne Azevedo e Azevedo says:

    Amo meu sobrenome e acreditem carrego duas vezes esse sobrenome.

    Me chamo Adryanne Azevedo e Azevedo.

    • Paulo Sérgio Azevedo says:

      Sou Azevedo de Uberlândia/MG e o sobrenome vem da minha mãe, baiana de Macaúbas/BA. Que tal um grupo wattszap 34 99223 4389.

      • João Azevedo says:

        Boa ideia Paulo. As tecnologias servem para isso mesmo: criar pontes entre as pessoas.
        João Azevedo
        Viana do Castelo, Portugal

        • Paulo Sergio says:

          Graças a essa mensagem que deixei, encontrei minha prima em Santo Amaro/SP. Passamos o ultimo final juntos aqui em Uberlândia. Minha mãe com 97 anos, é a única tia viva por parte de pai.

      • Sarah says:

        Oi Paulo Sergio, também sou Azevedo nascida em Uberlândia, meu pai é original de Cruzeta RN do qual herdei o sobrenome de nascimento!!

        • Thuany says:

          Ola Sarah,
          Eu procuro tbm mais informações sobre meu avô materno. O nome dele era José do Carmo Azevedo, o nome de sua mãe era Beatriz e ele era natural de Cruzeta-RN. Será que somos parentes?

      • Patrícia Azevedo says:

        Erdei o Azevedo também da família de minha avó e ela tbm é de Macaúbas BA

        • Gislene Ribeiro says:

          Ola a familia do meu marido é azevedo por parte da minha sogra por parte partena dela, ela gostaria de encontrar algum familiar , o pai dela é de Macaubas – ba Antonio Paraizo de Azevedo e o avo Jose Deocleciano de Azevedo, se alguem tive algum parentesco por favor entrar em contato comigo – 11 982315055 Whatsap

      • Nildo says:

        Paulo, temos um grupo no whats app dos azevedos do interior de Sao Paulo, Itaporanga sp, se voce se interessar posso add você la. Esse grupo é da nossa familia Azevedo. Mas seria legal criar um grupo da familia azevedo mundial. Ja andei pesquisando um pouco da familia azevedo e a origem e judaica que foi pra Portugal. Vou comecar a colocar no papel sobre onde veio realmente a familia Azevedo.

        • João Azevedo says:

          Olá eu já indiquei a origem do nome. Inclusive no Facebook tenho uma página com toda a informação. Já coloquei a origem do nome. Eu sou um descendente direto dos primeiros Azevedos. A minha família ainda hoje dwtem o título nobiliário de Condes de Azevedo.
          Mas a ideia de criar um grupo Mundial é muito interessante.

        • Ney says:

          Olá Nildo, Eu sou Ney S. Azevedo. Gostaria de entrar neste grupo da familia azevedo

        • Paulo Sergio says:

          Vamos nessa. 34 99223 4389

      • Gislene Ribeiro says:

        Paulo minha sogra é Azevedo por parte de pai de Macaubas-BA . Antonio Paraizo de Azevedo – e avo Jose Deocleciano de Azevedo . Se tiver alguma ligação entre em contato gisleneribb@gmail.com, estamos a procura dos familiares

  36. João Bosta says:

    Eu odiava meu nome, era José Bosta, mas finalmente depois de muita luta consegui mudar, agora me chamo João Bosta.
    Uma abraço, amiguinhos.

  37. Emiliano Azevedo Filho says:

    Top esse sobre nome minha família toda tem o sobrenome Azevedo meu a vô era Tibério Maranhão Azevedo e o meu bisavô era Emiliano de melo Azevedo eu tinha pesquisado sobre o nosso sobre nome mas tudo que tinha encontrado que era de origem portuguesa e que a família Azevedo servia a realeza, mas agora que vi esses comentários descobrir muito mais. Agente podia fazer uma grande investigação sobre essa nobre família eu tenho orgulho de carregar o sobre nome Azevedo. I o melhor somos todos parentes somos todos Azevedo.

  38. Acho meu sobrenome muito nobre. Nunca havia entendido as variações, mas agora entendo completamente. Muito legal isso! Show!

    Flávia Azevedo

  39. Italo Azevedo says:

    Muito legal!

  40. O Brazão dos Azevedos tem uma Águia em cima e outra dentro de um “arco”. Nos passeios da casa do meu pai na cidade de Cristina SUDOESTE DE MINAS GERAIS tem timbrado o Brazão dos Azevedos e o nome da rua é João Azevedo (nome do meu bisavô).
    Só não estou conseguindo colar o Brazão!
    img002-1.jpg

    Josiane Nogueira de Azevedo Viana Braga

  41. /Users/loja/Desktop/brasao-sobrenome-familia-azevedo-3.jpg

  42. WANDERLEY AZEVEDO says:

    GENTE ME AJUDE E DE GRANDE INTERESSE SABER COMO QUE UMA SOBRE NOME DE GRADES RENOMES COMO AZEVEDO FOI CHEGAR NA ILHA DO MARAJÓ
    SOU DESCENDENTE DA FAMÍLIA AZEVEDO TENHO DADOS REAIS QUE MEU AVO ERA PROPRIETÁRIO DE GRANDES ÁREAS NA ILHA DO MARAJÓ MUITOS AMIMAIS FARTURAS SEM PRETENDENTES …
    CASADA COM MINHA AVO IETE DA FAMILIA SILVA PAMPLONA SEM ESTUDO E ENTENDIMENTO FOI EM ROLADA MANIPULADA TENDO COMO RESULTADO A PERCA DE TUDO CENTENAS DE CABEÇAS DE ANIMAS E ALGUMAS TERRAS COM CENTENAS DE ESQUITARES…..

    • MAURO AZEVEDO says:

      BOA NOITE.
      MEU PAI ERA DA ILHA DO MARAJÓ… ERA DA FAMÍLIA CALANDRINI DE AZEVEDO
      SOU DE BELÉM..HOJE MORO EM TAUBATÉ-SP

    • MAURO AZEVEDO says:

      Boa noite.
      uma vez falando com uma cara da ilha do marajó ele me falou que a família Azevedo era proprietária de uma grande parte da riqueza da ilha do marajó e essa riqueza era constituída de gado bubalino, porém com o tempo essa riqueza foi “perdida”….
      …..os primeiros Azevedos chegados no Brasil tem origem da união PORTUGAL e ESPANHA dando origem a família Calandrini de Azevedo…
      eu sou Tobias de Azevedo não sei por qual motivo e meu pai também era Tobias de Azevedo….mas meu avô era calandrini e azevedo

  43. Josiane Azevedo says:

    A origem do Azevedo vem da Alta Alemanha (antiga Pruscia) e depois se espalhou para Portugal e Espanha. Vindo depois para o Brasil. Contudo, AZEVEDO tem origem na Alemanha. Tenho material falando sobre.

    Josiane Nogueira de Azevedo Viana Braga

    • Andreia Azevedo says:

      Ola Josiane!
      Tenho muito interesse nesse material da origem do nosso sobrenome, que vem da Alta Alemanha (Pruscia). Serei imensamente grata se puder me mandar. Desde os meus 10 anos de idade tenho muita curiosidade sobre a origem da minha familia. Agora com um pouco mais de 35 anos, estou pesquisando e lendo muito a respeito, diariamente. Tenho o tracos europeus e meu irmao e um alemao. Como a minha mae e do interiro, ela nunca se interessou em perguntar aos meus avos sobre a nossa descendência. Se puder me ajudar nessa busca/pesquisa ou pelo menos me indicar as fontes do seu material.

    • Catharina Azevedo says:

      Oi Josiane !!

      Assim como Andreia Azevedo, tenho muito interesse nesse material que você citou.
      Por favor me dê uma resposta para que eu possa te passar meu email.
      Bjs

      • Catharina Azevedo, peço por favor paciência; é que perdi uma irmã pouco tempo e ainda estou recuperando de uma depressão. Minha irmã faz muita falta! É um grande vazio!
        Vou escanear o papel que tenho e lhe enviarei assim que melhorar. Fique com Deus! Nosso Único refúgio.

        Josiane Nogueira de Azevedo Viana Braga

    • João Azevedo says:

      Uma curiosidade Josiane: Os seus apelidos Nogueira e Azevedo são duas freguesias do concelho de Viana (do Castelo) e Viana e Braga são duas cidades e concelhos da região do Minho no norte de Portugal. Não deixa de ser curioso 🙂
      Já agora também sou Azevedo e moro em Viana do Castelo

      • Gilson says:

        Olá,
        Sou Gilson Azevedo, meu bisavô foi para o Brasil ainda jovem (com 10 anos, em 1902) e se chamava Francisco Alves Ribeiro e ao se casar assumiu o sobrenome da avó paterna (Ana de Azevedo) e do avô materno (Domingos Martins). O pai dele, meus tataravós, chamados Martha Ribeiro e Guilherme Alves. Eram moradores de São Miguel do Fiscal. Perto de Amares e Braga. Se alguém souber alguma coisa sobre, meu e-mail: gilbiotec19@gmail.com

    • Nildo says:

      Oi, tenho muito interesse em saber exatamente de onde surgiu, estou comecando a pesquisar e gostaria de receber essa sua pesquisa. Agradeceria.

    • Adriana Araújo de Azevedo says:

      Oi Josiane nunca imaginei que os Azevedo tivessem origem na Alemanha … a avó do meu pai veio de Portugal e falava com ele que a junção de Teixeira Azevedo era algo importante, mas não sei em que … sabe algo a respeito???

  44. Dara Azevedo says:

    Que orgulho do meu nome!!! Viva os Azevedos!!! Família nobre e de bom caráter!! Energéticos e selvagens!!! Uhuuu

  45. Daniel Azevedo says:

    Comentário:gostei da descoberta,ainda mais q a familia teve um brasao.

    • João Azevedo says:

      Sim Daniel, a família Azevedo sempre foi guerreira. Em Portugal por exemplo foi importantíssima numa das maiores batalhas da história de Portugal – Batalha de Aljubarrota em que um exército de pouco mais de 7000 portugueses (muitos dos quais eram pessoas do povo sem formação militar) combateu e venceu um exército de Castelhanos (atuais Espanhóis) de 35000 soldados. Os Azevedos foram uma das famílias nobres que combateu ao lado do rei português D. João I em 1385. O brasão da família é um dos que está representado no palácio nacional de Sintra, como uma das famílias nobres mais respeitadas. Se quiseres ver o brasão, visita o facebook neste link:
      https://www.facebook.com/groups/272257716136507/

  46. Leonardo says:

    A origem árabe vem dos muçulmanos, tem uma vertente que diz na época do domínio da igreja católica quem não era católico era morto, portanto muitos fugiram de seus países e adotaram novos sobrenomes geralmente ligados á árvores tais como laranjeira, carvalho e também azevedo que é o nome de uma árvore. Portanto podemos sim ser descendentes de árabes, muculmamos ou judeus.

  47. ubirajara says:

    li em algum lugar que è de origem àrabe.Alguem sabe algo a respeito?

    • Leonardo says:

      A origem árabe vem dos muçulmanos, tem uma vertente que diz na época do domínio da igreja católica quem não era católico era morto, portanto muitos fugiram de seus países e adotaram novos sobrenomes geralmente ligados á árvores tais como laranjeira, carvalho e também azevedo que é o nome de uma árvore. Portanto podemos sim ser descendentes de árabes, muculmamos ou judeus.

  48. Pietra says:

    N sei se esta legal mais botei no trabalho de origem dos sobrtenosmes tomara que de certo bjjs

Deixe um comentário