Família Aragão

A família Aragão possui grande força e popularidade aqui no Brasil, apesar de sua origem não ser em nossa terra. Conheça a seguir sua história de origem, curiosidades, variantes e o brasão da família.

Origem da Família Aragão

Assim como a maioria dos nomes populares aqui no Brasil, a origem do sobrenome Aragão é espanhola.

Aragão é uma alcunha toponímica, ou seja, é um sobrenome de origem geográfica. O sobrenome vem dos rios Aragão Subordan e Aragão, ambos situados nos Pirineus, localizados no norte da Espanha.

Nos dias atuais, o sobrenome Aragão não possui mais tanta força em seu país oriundo, tendo apenas registro de apenas 46 famílias.

No entanto, há quem diga que a origem do sobrenome Aragão é portuguesa, vinda da Casa Real de Aragão, através de D. Pedro de Aragão, filho ilegítimo do Rei Pedro III de Aragão.

Atualmente, em Portugal há 1.071 famílias portando este sobrenome.

Curiosidades do sobrenome Aragão

Assim como muitos sobrenomes estrangeiros, o nome Aragão ganhou muita força e popularidade no Brasil. Aqui, há 47.015 famílias que carregam este sobrenome. É importante dizer que o Brasil ocupa o ranking de primeiro lugar no mundo com o maior número de registros de indivíduos com este sobrenome. Em segundo lugar está a Angola, com 4.802 famílias. Já Portugal, está em terceiro lugar e Espanha ocupa o sétimo lugar.

Variantes do sobrenome Aragão

O nome Aragão possui alguns sobrenomes variantes e similares ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Veja a seguir as principais variantes de Aragão:

– Arago;

– Aragon;

– Araga;

– Argao;

– Araugo;

– Ariaga;

– Arraga;

– Areago.

Brasão da Família Aragão

O Brasão da família Aragão é dourado, com quatro faixas vermelhas posicionadas na vertical. Acima, podemos vislumbrar o capacete de um cavaleiro medieval na cor prata. O timbre do brasão, que fica posicionado sobre a cabeça do cavaleiro é um touro vermelho com um sino de ouro preso por uma fita.

Através da imagem do brasão, podemos deduzir que provavelmente a origem mais correta do sobrenome Aragão seja a portuguesa, pois o escudo presente no brasão possui as cores e a forma idêntica às armas da Casa Real de Aragão.

Veja o brasão: http://2.bp.blogspot.com/-28CsC8VkU9g/VWHmajpmoKI/AAAAAAAABFk/0QTqcmd3s1M/s1600/arag%25C3%25A3o.jpg



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário