Família Amorim

Um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, Amorim tem origem portuguesa e migrou para cá com a vinda dos portugueses para o Brasil no período de colonização das capitanias. O nome surgiu na bela cidade de Porto, em uma pequena região conhecida como Póvoa de Varzim, a mesma área do nobre escritor Eça de Queiroz.

Origem da família Amorim

Acredita-se historicamente que o sobrenome Amorim tenha surgido pela primeira vez em 1033 (século XI), de quando data a sua primeira menção histórica. Os primeiros a usar o nome foram moradores de uma região conhecida como Santiago de Amorim, conhecida essencialmente por ser uma área dedicada à agricultura. Hoje a região ainda existe e pertence a metrópole do Porto, grande centro comercial e de referência urbana em Portugal. Um dos produtos mais conhecidos de Varzim é o pão, feito de forma diferente e um dos mais apreciados pelos turistas.

Os Amorins chegaram o Brasil por meio de Hilário de Amorim, que veio ao país no reinado de ainda de D. João I como função de ser o primeiro da Torre de Amorim, na Ponte de Lima prestando serviços com o Duque de Lancastre. Hoje está na lista dos sobrenomes mais populares entre os brasileiros e presente em todas as classes sociais.

Curiosidades

Quando você pensa em Amorim pensa também em amor? Pois é isso mesmo! No português de Portugal arcaico o nome quer dizer “lugar de namoro” ou “lugar para encontrar namorados”, ou um espaço romântico para namorar se quiser simplificar. O nome vem do Latim, e quer dizer literalmente namoro ou namorados. 

Variantes do nome Amorim

O nome chegou ao Brasil tal qual é escrito em Portugal, sem variantes.

Brasão da Família Amorim

brasao sobrenome amorim

Fazendo referência à origem humilde dos membros da Póvoa de Varzim, o brasão da Família Amorim traz como símbolo agricultores no centro principal, usando as cores vermelho, amarelo e branco.

brasao sobrenome amorim 2

Outro modelo que pode ser encontrado de brasão também traz como centro as referências agrícolas e também é muito popular entre os portugueses. Os dois são usados para referenciar a família.

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

24 Comentários

  1. Pinho says:

    Gostaria de saber sobre a familia “de Pinho” e tbm sobre a “Lemos”

  2. JUVINIANO JOSE AMORIM DE SOUZA says:

    Realmente se fomos realizar uma pesquisa profunda de nossa árvore genealógica, descobriremos isso e outras importantes informações.

  3. Fabio Amorim says:

    Kkkkkkkkkkkkk ta bom então *-*

  4. Vanderléia says:

    Gostei de encontrar essas informações!Eu sou Vanderleia dos Reis Amorim e não tenho ideia de minha origem, Meu Pai Luís de Amorim dizia que só era parente quem fosse De Amorim,se não era apenas mera coincidência.

  5. Amorim says:

    Eita que inventou muita coisa ai, nem esta entre os mais comuns(feito: Silva, Alves, Oliveira, Lima…) e outra não tem nada de agricultores, são Mouros decapitados.

  6. Leonardo d'Amorim says:

    Gostaria que vocês falassem da variante “d’Amorim”. Já me disseram que seria outra linhagem. Obrigado.

  7. Cleiton França Amorim says:

    Muito importante conhecer nossa histórica árvore genealógica

  8. Rods says:

    Não são agricultores no centro do escudo, são claramente cabeças decepadas de mouros.
    Pode olhar o turbante e o sangue descendo do pescoço. Alguns brasoes tem ate um braço de armadura segurando uma cabeça. Não saiam por ai inventando.

  9. Geraldo amorim says:

    mInha maê e Deusdete freire da silva e meu pai JOSE amorim SOMOS DESENDENTES PORTUGUS

  10. Ricardo Amorim says:

    Amorim, corruptela de AMORAIM, também mora’im – os que falam, intérpretes (“amorá” = professor) eram comentadores da Mishná.

  11. Diogo Amorim silva says:

    Olhe só família, sou Sgt da pm aqui no RJ, se eu souber q tenho parente corrupto, maconheiro ou bandido vou meter a porrada e prender. Kkk.
    Espero q a nossa família seja grande em amor, carinho e respeito. Q o sr Deus possa sempre estar conosco, fazendo do nosso legado uma missão valorosa e com sua essência alicerçada na verdade e na justiça.
    Um abraço a todos e espero o convite do churrasco.

  12. juan pablo amorim says:

    koe familia uheuheu

  13. willian Douglas de Amorim sousa says:

    Nossa eu só dá família real adorei saber sobre sobre descendentes de quem eu só meu nome é willian Douglas de Amorim sousa

  14. Emanuela de Amorim Costa says:

    Apreciei também saber…É importante saber das nossas origens e poder passar informações verídicas para os mais novos descendentes!

  15. antonio Gomes de Amorim says:

    Gostei muito de saber mais um pouco sobre a origem desta família na qual eu faço parte.

  16. Leonel Amorim says:

    Isso mesmo, isso e um mouro povo onde hoje fica a Mauritânia se não me engano.
    Os amorims ganharão notoriedade e importancia junto a corte portuguesa justamente por ter lutado contra as tentativas de invasão a Portugal pelos Moros.
    Amorim vem de origem judia, e tiveram importância para a corte portuguesa, uma vez que um líder católico de sobrenome amorim foi enviado a India com um importante cargo dado pela corte.
    Se você pesquisar os registro da inquisição em Portugal vai encontrar registro do sobrenome amorim, já que por ser judeu teve amorim que foi morto por la naquela época.

  17. Amei saber sobre a origem do meu sobrenome.

  18. Mauro Amorim says:

    Cara isso não é um agricultor, é a cabeça de um moro decaptado (pingando sangue).

Deixe um comentário