Família Altamirano

A Família Altamirano surgiu no contexto do “achamento” das terras na América por parte da Espanha. Veja a seguir a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão dos Altamirano.

O sobrenome Altamirano, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Altamirano

O sobrenome Altamirano tem origem espanhola. Alguns genealogistas cogitam a hipótese de que ele tenha sido criado no México e na Argentina. Ao destrinchar o sobrenome Altamirano é observado que ele possui derivações de algumas palavras no espanhol. Nesse caso, “alta” (vem de alto) e “mira” (visão) fazem referência para “vista de uma altura”.

Provavelmente, quando os espanhois chegaram nesses loca, foram para o alto de alguma montanha e puderam ter a dimensão da região. Desse modo, surgiu uma região com o nome de Altamirano no estado de Veracruz, no México. Vale ressaltar que somente os nobres e o clero possuíam sobrenomes antigamente.

Entretanto, com o passar dos tempos os reis passaram a cobrar impostos pessoais, pois as cidades tiveram um aumento populacional. Para que essa medida acontecesse o sobrenome se popularizou e muitas pessoas transformaram o nome de alcunhas, oficio, região, entre outros, em sobrenome e repassaram a seus descendentes como uma forma de dar legitimidade a sua família.

Curiosidades

Segundo os registros históricos, o primeiro nome a ser escrito com o sobrenome Altamirano foi em 1630 e a pessoa se chamava Santana Teresa Altamirano.

Variantes do Sobrenome Altamirano

O sobrenome Altamirano pode ser encontrado das seguintes maneiras: Altamira, Altamiros e Altamyrano.

Brasão da Família Altamirano

O brasão da Família Altamirano é caracterizado da seguinte forma: possui o elmo de metal. Este faz alusão à época em que os soldados utilizavam armadura para se protegerem durante as batalhas. O suporte desse brasão é todo ramificado e possui o esmalte vermelho com amarelo.

O escudo é representado pelo desenho de outro escudo menor sobreposto. O esmalte do escudo que fica por baixo é representado pela cor vermelha e possui o desenho de quatro cabeças pretas em cada lado. Já o escudo que está por cima tem o esmalte amarelo e a representação de treze estrelas de cor azul e cada uma tem cinco pontas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Alfredo J. Altamirano Enciso says:

    Yo soy Alfredo José Altamirano Enciso, doctor en salud pública, peruano, vivo en Lima, mis padres nacieron en Andahuaylas, Departamento de Apurimac. Tengo 58 años de edad. Me gustaría hacer un censo de cuantos Altamiranos viven en las Américas y en España, para luego hacer un estudio comparativo y el origen del ADN mitocondrial de nuestros ancestros.
    Un abrazo

Deixe um comentário