Família Almeida

No Brasil existem alguns sobrenomes que são bastante comuns. Os Almeida são bem populares por aqui, assim como os Silva, Oliveira, etc. Confia logo abaixo algumas informações interessantes sobre este sobrenome e seu brasão.

O sobrenome Almeida, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Almeida

Este é um sobrenome que ficou popular em países de língua portuguesa. Surgiu em Portugual embora a sua palavra seja constituída do árabe. Seu significado é al (a) meida (mesa). Dessa forma, no seu sentido geográfico remete ao planalto, ao chão plano.

Ele tem a sua origem considerada toponímica, geográfica, uma vez que existia um castelo chamado Castelo de Almeida, onde passou se a adotar o sobrenome “de Almeida” que posteriormente foi passado aos descendentes.

Descendem os Almeida de D. Fernão Canelas, senhor das Quintas do Pinheiro e Canelas, pai de João Fernandes de Almeida. Procede também desta família Egas Moniz, conquistador de Almeida, da qual um de seus filhos tomou o nome pôr sobrenome.

Curiosidades

Os Almeida têm bastante influencia em todos os cantos. É possível encontrar um Almeida de sucesso como escritores, artistas em geral, grandes médicos, padres, além dos vários esportistas dentro e fora do Brasil.

Variantes do sobrenome Almeida

Desde o começo de sua história o sobrenome Almeida permaneceu o mesmo. Por esse motivo, não são encontradas variantes tão facilmente. É bem possível que elas nem existam.

Brasão da Família Almeida

O brasão da família Almeida tem suas cores fazendo referencia à riqueza e poder, representadas por ouro e vermelho. Ele é constituído por um dobre-cruz acompanhado de seis besantes, tudo feito de jalde. Ele também possui bordadura do mesmo. No seu timbre encontra-se uma águia estendida, carregada de nove besantes também feitos de jalde, com três no peito e três em cada asa.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

43 Comentários

  1. Meu nome de solteira e verá Lúcia Almeida da Silva sou dos Almeida de recife.

  2. Isaque Fernandes de Almeida says:

    Sou Isaque Fernandes de Almeida, herdei Fernandes da minha mãe e Almeida do meu pai, meu pai se chama: Antonio Francisco de Almeida, e minha mãe chamava-se: Severina Fernandes da Silva Costa. Gostaria muito de saber se tem um profissional específico que trabalhe na área de Registros Civís e outros.

  3. José Teixeira de Almeida Neto says:

    Meu nome é José Teixeira de Almeida Neto

  4. Pedro Henrique Constantino de Almeida says:

    Sou Almeida também que veio do meu bisavô que foi pro meu avô que foi pro meu pai veio pra mim e vai pros meus filhos e netos sou Pedro Henrique Constantino de Almeida.

  5. Lucca almeida says:

    Legal

  6. Luiz Felipe says:

    Amei saber que o meu nome tem essa história estou muito feliz , o meu nome é Luiz Felipe Almeida Amaral e erdei o nome Almeida da minha mãe lucicleide do naicimento Almeida nossa que incrível amei .

  7. Luiz Felipe says:

    Nossa estou com muito orgulho do meu nome , Luiz Felipe Almeida Amaral
    amei .

  8. Jeferson Almeida says:

    o meu nome é Jeferson Almeida

  9. matheus Almeida says:

    Sou orgulhoso pelo meu sobrenome

  10. sou aparecido de almeida de Bauru sp

    https://www.facebook.com/aparecido.almeida.33

    existe comunidade no face dos almeida?

  11. Joceli Almeida says:

    Eu sou de Lebon Régis / SC – Joceli de Fátima Almeida herdei o sobrenome do meu pai Vilton Fernandes de Almeida que nasceu em Bom Retiro / SC

  12. Boa tarde,meu nome é Laurilio Alves de Almeida,o nome do meu pai era Bráulio Carlos de Almeida e minha mãe,Maria de Lourdes Alves de Almeida,ambos naturais da cidade de Porto Calvo,Alagoas,terra de Calabar,desejo saber mais sobre a origem da minha família e qual o brasão ideal que devo adotar.

  13. Lidiana says:

    Oi . Eu sou Lidiana De Almeida. Sempre gostei muito do meu nome. Minha mãe é Noeme Almeida, ela é de Almerara- MG.

  14. Amarildo de Almeida says:

    Gostei de saber a Origem do sobrenome Almeida.
    Amarildo de Almeida

  15. Rosângela says:

    Nome de minha mãe e Ramona Almeida de meu pai baudilho Almeida erao primos em primeiro grau nacidos em Riviera divisa com oruguai

  16. Geraldo Rodriguez da Silva says:

    Bom dia, meu nome é Geraldo Rodrigues da Silva ,moro na cidade de pato branco Paraná ,Brasil, quero encontrar documentos que fala do meu bisavo , o nácido no distrito de Almeida, hoje município , o nome dele , Eduardo Ferreira de Almeida ,nascido entre os anos de 1842 a 1856, por gentileza se alguém que trabalha com cidadania ou outros ,poder nos ver essa situação ,fico grato. Aí podemos falar mais.

  17. cristiane says:

    eu tenho o sobrenome almeida por parte de pai e santos da minha mãe ai fica santos de almeida e amo muito esse nome e de saber que tem origens muito significantes …

  18. Veronice says:

    Já imaginava, amei saber é amo meu sobrenome

  19. valdoci says:

    MINHA MÃE É ALMEIDA MEU PAI MACHADO DE ALMEIDA AI ENTÃO EU SOU MACHADO DE ALMEIDA MAS SOU ALMEIDA DE PAI E MÃE ATÉ PORQUE OS DOIS SÃO ALMEIDA

    • Jackson says:

      Sou natural de Florianópolis meu pai é Osvaldo Camilo Machado e minha mãe Maria Da Apresentação Nascimento de Almeida o meu nome Jackson Camilo de Almeida que Herdei de minha mãe cujo a mesma é filha de José Severino de Almeida natural de Salgueiro em Pernambuco tenho interesse em saber mais sobre minha genealogia se alguém pode ajudar …Agradeço Busco imagens e documentos

  20. Adorei saber sobre o significado do meu sobrenome ♥♥♥.

  21. Ser um almeida é um privilegio de amar a si mesmo

  22. Marcelo de jesus Almeida says:

    Quero saber mais sobre este nome

  23. O nome ou sobrenome influencia na personalidade e, na raiz ou origem humana como: Sua história, sua cultura, seus valores etc. Gostei da história do meu nome “Almeida”.

  24. Ubiratan Almeida Esmério says:

    Uma variante utilizada aqui no brasil para indivíduos de mesma linhagem familiar é o sobrenome D’Almeida, talvez por erro de grafismo muito comum nos cartórios de registro civil.

  25. Fernanda says:

    Adorei a história do meu Sobrenome.
    Obrigada por compartilhar!

  26. Éric Almeyda says:

    Lindo sobrenome que tenho graças ao meu pai. Orgulho!

  27. Valkuiria Bica says:

    Estou procurando a minha família por parte de mamãe, sei que tenho um irmão com o nome de Aquiles Rainha de Almeida, o nome de sua mãe é a Sra. Maria Isabel Rainha de Almeida.

  28. A Verdade says:

    Almeida (por vezes Almeyda em português arcaico) é um apelido de família comum nos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente em Portugal e no Brasil.
    O Genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio em seu Nobiliário de Famílias de Portugal1 , dá a origem dos Almeida em Dom Palayo Amado 2fidalgo, que casou-se com D. Moninha Guterres, Dama da Rainha D. Thereza com quem teve um filho chamado Soeiro Paes Amado.
    Soeiro Paes Amado casou-se com D. Justa Pays, filha de Payo Guterres da Silva Alcaide Mor, e tiveram um filho, Payo Guterres Amado.
    Dom Payo Guterres Amado foi o responsável por derrotar os Mouros tomando o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa), sendo ele conhecido como Almeidão por este feito, recebendo do Rei Dom Sancho I o titulo de Senhor do Castelo de Almeida. Dom Payo Guterres Amado legou o Castelo aos seus descendentes que tomaram o nome Almeida como sobrenome de família. O primeiro membro da família a receber o sobrenome Almeida foi Pedro Paes de Almeida, filho de Payo Guterres Amado. Por este motivo, Almeida é um nome de origem toponímico, ou seja, sua origem indica um local.

    Fonte: Nobiliário de Famílias de Portugal Índice H.G. 40102 V. II, Autor: Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1750-1831), Biblioteca Nacional de Portugal CDU 929.52(469).

  29. Fernando de almeida says:

    Anita que tal casar comigo daí seu sobrenome seria Anita Almeida de Almeida 🙂

  30. Elinar Almeida says:

    Adorei saber a origem do meu sobrenome,este vem da família da minha mãe

  31. silvania de Almeida says:

    Silvania de Almeida
    Adorei saber a origem do meu sobrenome

  32. Thiago says:

    Eu tbm orgulho muito do meu pai

    :p

  33. nilza de Almeida Andrade says:

    Este sobre nome que possuo,vem da família de meu pai,me orgulho muito dele.

  34. Maria das Graças says:

    gostaria de saber a origem árabe

Deixe um comentário