Família Albuquerque

A família Albuquerque carrega uma certa nobreza no sobrenome. No Brasil, as novelas adoram o sobrenome para personagens de famílias tradicionais e a história em si retrata este sobrenome como um dos mais nobres. Por aqui este é um sobrenome conhecido, no entanto, não é tão popular e está presente em uma parcela pequena de nomes da população, mesmo tendo sua origem em um dos países colonizadores do Brasil. Confira abaixo as informações sobre a origem do sobrenome Albuquerque, sua história, composição do nome e curiosidades.

Origem da Família Albuquerque

A família Albuquerque surgiu em Portugual e é um dos sobrenomes mais nobres da Península Ibérica durante a alta idade média. O nome é uma junção de dois termos do latim:  albus (branco ou claro) e quercus (carvalho). Aparentemente, os primeiros a utilizar este sobrenome foram os descendentes de Dom João Afonso Telo de Meneses, senhorio da vila e do castelo de Albuquerque.

Aparentemente o sobrenome Albuquerque também tem história na Espanha. Este sobrenome se espalhou pelo mundo e chegou até mesmo aos EUA pelos espanhois que deram origem a cidade de Albuquerque, no Novo México.

No Brasil a família Albuquerque se instalou na região nordeste, principalmente em Pernambuco desde o século XVI. Até então, a família Albuquerque tem bastante predominância no nordeste do país e por lá ainda é uma das famílias mais tradicionais.

Curiosidades do sobrenome Albuquerque

O nome Albuquerque em árabe significa domador de cavalo branco. Através do prefixo Al pode se notar a influência árabe em na constituição de alguns dos sobrenomes portugueses, como Alcantara e Almeida.

Há também relatos de que este sobrenome pode ter sido um dos escolhidos pelos judeus que viveram em Portugual e na Espanha para disfarçarem suas crenças religiosas. Algumas famílias costumavam mudar a identidade para fugir da perseguição aos judeus na época.

Variantes do sobrenome Albuquerque

Não existem variantes conhecidas do sobrenome Albuquerque. Desde que surgiu ele permanece da mesma maneira em todos os cantos do mundo onde possui descendentes, o que torna ainda mais forte a tradição da família Albuquerque.

Brasão da Família Albuquerque

O modelo de brasão da família Albuquerque é esquartelado. O primeiro e o quarto do escudo são de prata, com cinco escudetes azuis postos em cruz, cada um carregado de cinco besantes de prata em sautor. Já o segundo e o terceiro pedaço é constituído de vermelho, com cinco flores-de-lis de ouro postas em sautor.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

20 Comentários

  1. Roberto Carlos Pinho de Albuquerque says:

    Olá me chamo Roberto Carlos Pinho de Albuquerque, sou de João Pessoa PB.

  2. Telmo Monteiro says:

    Meu nome é Telmo Monteiro de Albuquerque e os dois sobrenome vem do meu pai de Vitória de SantoAntão cidade que nasceu e minha mãe tbm tem Albuquerque de Atalaia/Al

  3. Marcia Albuquerque says:

    Minha família também é de Pernambuco, alguém de vocês já conseguiu a cidadania portuguesa?

  4. Amanda says:

    Eu sou Amanda Albuquerque, herdei de meu papai o sobrenome, o mesmo é natural de cocal no Piauí.0

  5. Cícera Ilãnia says:

    Não possuo o sobrenome Albuquerque pq foi sendo transformado com os casamentos no Brasil,minha bisavó por parte de pai chamava-se Maria Lins de Albuquerque, nordeste do Brasil,se alguém souber me informar algo eu agradeço.

  6. Maria Isabel says:

    Meu nome é Maria Isabel de Albuquerque. Eu herdei esse sobrenome da minha mãe, ela é de Pernambuco. Seria ótimo que por causa disso eu pudesse
    viver em Portugal. Rsrsrs

  7. Leonidas Lacerda de Albuquerque Filho says:

    Olá, Sou Leonidas Lacerda de Albuquerque Filho. Meu tio-avô escreveu um livro sobre a nossa família. Tem toda a descendência desde Afonso de Albuquerque. Quem quiser saber mais e só mandar e-mail. (leonidasfilho@superig.com.br) Abç.

  8. Paulo says:

    Meu nome é albuquerque, somos da cidade de milagres, brejo santo e missao velha. interior do ceará

  9. Giovani Albuquerque says:

    Toda minha ancestralidade origens veio de Pernambuco , o sobrenome Albuquerque veio de Portugal da região do Minho e Lisboa. Que posteriormente se instalou em Aguas belas e Itaíba de Pernambuco.

  10. Neia says:

    Minha origem no Brasil é de Pernambuco

  11. Neia says:

    Meu nome é Valdineia Albuquerque por mãe. Sendo avós maternos. Néri Pinheiro de Albuquerque e Hermes Florentino de Albuquerque

  12. mari costa says:

    Sou Mari Costa,
    neta da Isabel Albuquerque da Costa, do Rio Grande do Sul, pouco conheci a família do meu pai, sei que ele nasceu em Passo Fundo, se alguém tiver alguma informação..

  13. Zuleika Albuquerque says:

    Meu nome é zuleika Albuquerque meu sobrenome e põe parte da minha mãe meu avô materno era Ozório benigno de Albuquerque São todos cearenses

  14. Estela de Albuquerque says:

    Meu nome é Estela de Albquerque e sou do Rio Grande do Sul, Porto Alegre , a origem do meu sobrenome é do pai.

  15. Caio Albuquerque says:

    Meu nome é Caio Albuquerque, Pernambucano, e possuo minha ascendência toda no estado de Pernambuco.

  16. meu nome e ROBESPIERRE JULIANO DE ALBUQUERQUE POR PARTE DE PAI QUE NASCEU EM PERNANBUCO

  17. Paula says:

    Meu nome é Paula, Minha família por parte do meu avô pai da minha mãe tem o sobrenome Albuquerque.

Deixe um comentário