Família Aires

A família Aires não tem muitos registros a respeito de sua origem. Os dados apresentados são prováveis relatos sobre seu surgimento. Se você pertence à família Aires, vai gostar de saber um pouco mais sobre seus ancestrais.

O sobrenome Aires, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Aires

O sobrenome Aires tem origem inglesa. Os genealogistas cogitam hipóteses que esse nome seja de origem patronímica do nome Aier que faz referência a um herdeiro que vem do inglês “Eir ou eyr”.

Esse sobrenome também pode ser considerado um hipocorístico, que significa sufixo ou duplicação de sílabas, muito usando nos nomes germânicos que se iniciam por Hênri e Hari.

A origem do sobrenome Aires diferente de outros sobrenomes ainda não teve sua árvore genealógica totalmente desvendada. O que encontramos foram suposições a respeito de sua origem. Ainda não há nenhum dado certo, são apenas hipóteses.

Curiosidades

No Brasil um dos membros da Família Aires mais conhecido foi o Dr. Francisco Aires da Silva que deixou um acervo com 939 livros do século XVII E XIX. E seus descendentes pretendem fazer uma parceria com a prefeitura de Porto Nacional para que seu acervo seja preservado como forma de legado para as atuas e novas gerações.

O ato dessa família registra a importância de preservar a memória de uma figura tão importante para o país e para sua família.

Variantes do Sobrenome Aires

O sobrenome Aires possui algumas variantes. As mais conhecidas são Ayres, Aiers, Airs e Era. Elas são representação desse sobrenome em outros países.

Brasão da Família Aires

O Brasão dessa família é representado por um escudo de ponta arredondada. O esmalte é todo verde e tem a mão de um cavaleiro vestido com armadura segurando uma espada.

Provavelmente a representação do cavaleiro revela que essa família tenha descendentes que participaram das guerras e foram reconhecidos por sua bravura, lealdade e comprometimento diante do rei. Assim, ganharam o direito de ter o sobrenome Aires e lhes foi concedido o brasão das armas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

26 Comentários

  1. Helcio Cerqueira says:

    A familia Ayres paulista e carioca, vem de Fernando Arias de Aguirre, de origem espanhola que foi administrador da colonia do Mexico pela Espanha e depois contratado pelo governo Portugues para se Alcaide mor de São Vicente no final dos anos 1500.Deixou vasta descendencia sempre no litoral de Itanhaem até Parati e Angra dos Reis. O nucleo familiar estava mesmo em São Sebastião. Em meados de 1700, o Coronel Paulino Ayres de Aguirre, subiu a serra e se estabeleceu em Sorocaba casando-se com a filha de Salvador de Oliveira Leme (0 Saruthayá) capitão-mor da cidade e dai os Ayres se proliferaram pelo interior de São Paulo, Parana e Rio Grande do Sul. Descendentes dele: Venancio Ayres, Salvador Ayres Pinheiro Machado, Rafael Ayres Tobias de Aguiar etc. e eu neto de Fortunata de Oliveira Ayres.

  2. morena says:

    oi meu nome e morena ires vogado, meu pai alfeu aires da silva* soa de sao luis do maranhao e porto nacional

  3. Pedro Henrique Ayres says:

    Citado*, esse corretor me mata.

  4. Pedro Henrique Ayres says:

    Meu nome é Pedro Henrique Ayres, moro em Goiânia, sou neto de Edgar Ayres da Silva e bisneto do grande Francisco Ayres da Silva, sitado na página acima. Minha família vem de Porto Nacional, e é muito bom saber que somos uma família bem tradicional neste país.

  5. Lucas Da Silva Ayres says:

    Olá! Sou Lucas da Silva Ayres, Angra dos Reis – Rio de Janeiro. Não sei quase nada sobre antepassados mas gostaria de saber rsrsrsrs

  6. Meu nome é João Aires da Silva, moro no Estado do Amapá. Meus familiares descendem do Estado do Pará. Um dos avós, nasceu por volta de 1860, num vilarejo de nome Mazagão Velho, que tem uma festa trazida de Marrocos – Festa de São Tiago, em 25 de julho, que relembra a luta de Cristãos e Mouros (Muçulmanos); muito interessante.

    • Dayara Aires says:

      Nossa que legal quem sabe não somos parentes rs minha família Aires é do estado do Pará também minha bisavô era Ilda Aires da Silva e minha avô Ana Rita Aires da Silva

  7. lucimar says:

    Meu nome é lucimar Aires fernandes meu bisavô se chamava João Basílio aires ele era alemão moro em santa Efigênia de minas vcs me encontra pelo fac lucimar Fernandes.

  8. Samuel Aires Nery says:

    Prosperidade para Família Aires ! tmj !

  9. Samuel Aires Nery says:

    nossa! minha mãe que também é uma Aires disse que meu bisavô era italiano e veio para o brasil não se veio para Rio Grande Do Sul ou Minas Gerais mas sei que eu nasci em MG!

  10. Ricardo Ayres da Silva says:

    Meu avô chamava-se Prudente Ayres da Silva nascido em Itaboraí RJ meu bisavô chamava-se Idalécio Ayres da Silva também de Itaboraí RJ minha bisavó falavam que era de origem cigana se chamava Rosa , não sei seu sobrenome antes do casamento com meu bisavô.Também não sei origem de nossa família,talvez agora venha conhecer alguém com mesmo sobrenome que saiba a origem da família Ayres da silva ,na localidade citada acima,Itaboraí.

  11. Getúlio Aires da Silva says:

    OLÁ FAMÍLIA AIRES, MEU NOME É GETÚLIO AIRES DA SILVA, MORO EM GOIÂNIA, ESRADO DE GOIAS, EU SOU FILHO DE JOSÉ AIRES DA SILVA, MEU AVÔ POR PARTE DE PAI CHAMAVA-SE, PONCIANO AIRES DA SILVA, ORIGEM DA CIDADE DE CATALÂO, ESTADO DE GOIÂS.

    AMIGOS, ALGUMAS HISTÔRIAS CONTADAS É DE QUE ALGUNS ESPANHÓIS E PORTUGUESES, ATRACARAM SUAS EMBARCAÇÕES NO ESTADO DO MARANHÃO PARA EXPLORAR O PAU BRASIL E MINAS DE OURO.
    POSTERIORMENTE, OS BANDEIRANTES VIERAM DESBRAVAR O CENTRO OESTE BEASILEIRO E MAIS PRECISAMENTE PRÓXIMO AO ESTADO DE MINAS GERAIS EM FUNÇÀO DE TEREM DESCOBERTO OURO E DIAMANTE NA REGIÃO ONDE É HOJE A CIDADE DE CATALÃO, ESTADO DE GOIÁS.

    AINDA FOI DITO QUE A CIDADE DD CATALÃO TEM ESSE NOME EM FUNÇÃO DO NOME DA REGIÃO DA CATALÜNIA, CUJO PAIS É A SPANHA.

    EU TENHO MUITO INTERESSE EM DESVENDAR ESSA HISTÓRIA.

    AOS HISTORIADORES E PESQUISADORES QUE NOS ĹÊ, ESTÁ AQUI FATOS A SEREM ESTUDADOS.

    UM FORTE ABRAÇO A TODOS DA FAMILIA AIRES.

  12. Getúlio Aires da Silva says:

    OLÁ FAMÍLIA AIRES, MEU NOME É GETÚLIO AIRES DA SILVA, MORO EM GOIÂNIA, ESRADO DE GOIAS, EU SOU FILHO DE JOSÉ AIRES DA SILVA, MEU AVÔ POR PARTE DE PAI CHAMAVA-SE, PONCIANO AIRES DA SILVA, ORIGEM DA CIDADE DE CATALÂO, ESTADO DE GOIÂS.

    AMIGOS, ALGUMAS HISTÔRIAS CONTADAS É DE QUE ALGUNS ESPANHÓIS E PORTUGUESES, ATRACARAM SUAS EMBARCAÇÕES NO ESTADO DO MARANHÃO PARA EXPLORAR O PAU BRASIL E MINAS DE OURO.
    POSTERIORMENTE, OS BANDEIRANTES VIERAM DESBRAVAR O CENTRO OESTE BEASILEIRO E MAIS PRECISAMENTE PRÓXIMO AO ESTADO DE MINAS GERAIS EM FUNÇÀO DE TEREM DESCOBERTO OURO E DIAMANTE NA REGIÃO ONDE É HOJE A CIDADE DE CATALÃO, ESTADO DE GOIÁS.

    AINDA FOI DITO QUE A CIDADE DD CATALÃO TEM ESSE NOME EM FUNÇÃO DO NOME DA REGIÃO DA CATALÜNIA, CUJO PAIS É A SPANHA.

    EU TENHO MUITO INTERESSE EM DESVENDAR ESSA HISTÓRIA.

    AOS HISTORIADORES E PESQUISADORES QUE NOS ĹÊ, ESTÁ AQUI FATOS A SEREM ESTUDADOS.

    UM FORTE ABRAÇO A TODOS DA FAMILIA AIRES.

  13. Willian Aires says:

    Olá sou Willian Aires,filho de Albalúcia Aires,neto de Ivanilde Aires,bisneto de Antonia Aires

  14. Jeniffer says:

    Olá sou Jeniffer Ayres Guimarães

  15. Fran Ayres says:

    Ola,algum Ayres pra contato?! Sou do Rs,quem tiver face pra contato é so procurar por Fran Ayres…

  16. Eurides Aires says:

    Oi , meu nome é Maria Eurides Aire Nunes , sou filha de Isolda Aires, neta de João Aires de Miranda, bisneta de Mariano Aires Miranda, tataraneta de Manuel Aires de Miranda Martins. Gostaria de ter mais informações sobre os Aires Miranda podem me enviar? meu e-mail é euridesaires@hotmail.com. Agradeço.

  17. Eliseu Aires says:

    Meu Tel. 95-99128-7033 vamos reunir no Watts! Envie-nos seu número. ..

  18. Eliseu Aires says:

    Olá, sou Eliseu Aires de Oliveira, neto de Sancho Aires, e filho de Maria das Dores Aires (…), meu avô já é falecido, minha mãe reside no MA, e eu em RR (…), tem ainda ps irmãos e irmãs dela tudo aires (…)!
    Será que já um grupo no Facebook ou no Watts dos Aires? Uma boa ideia para linkar a parentada….!

  19. Maria Aparecida Aires says:

    Olá a minha avó se chama Maria Antonia Aires e reside em Teixeira PB.

  20. Elisiane Pacheco says:

    olá meu avô se chama José Aires ele é do Rio Grande do Sul

  21. AMAURY AYRES says:

    Olha amigos, sou Amaury Ayres, nasci no dia 10/08/1954(62 anos), venho estudando a genealogia do nome Ayres, por conta das histórias contadas por minha falecida mãe, Maria do Carmo Ayres, nascida em Patos PB em 02/07/1926, minha mãe migrou para o Recife PE na década de 40 com mais ou menos 16 anos de idade, deixando em Patos-PB, seus irmãos, Cícero Ayres da silva, Antonio Ayres da silva, e Delmiro Ayres da silva, minha avó Materna,Maria da Conceição Ayres da silva era muito conhecida naquela região do semiárido paraibano, entre as histórias deixadas por minha mãe, consta a que minha avó, certa vez arrendou um sítio de nome pinhãcó, para plantação de algodão, e ela por ser parteira e rezadeira, todos diziam vamos lá visitar conceição para nos fazer uma reza pra acabar com o mal olhado (crendice da época) daí o sítio passou a ser chamado de sítio de conceição do pinhãcó, virando depois a cidade de conceição do pinhãcó, gostaria que alguem de patos, me remetesse dados confirmado essas histórias.

  22. ANDRE AYRES DE OLIVEIRA says:

    LEGAL EU TBEM TENHO AYRES…

  23. Alan de Souza Aires says:

    Minha família eu sou Alan Aires

  24. Ludmila says:

    Que bacana! Onde consigo mais informações a respeito desse sobrenome?

  25. duda says:

    e o mesmo sentido com y:ayres

Deixe um comentário