Família Agnolon

Confira logo abaixo algumas informações sobre a história de origem, curiosidades e modelo de brasão da família Agnolon. Veja logo abaixo como o sobrenome foi constituído e o seu significado.

O sobrenome Agnolon, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Agnolon

Sobrenome de origem italiana, classificado como sendo um patronímico, pois se remonta ao nome próprio do fundador deste tronco familiar. Agnolon vem de Agnolo com a terminação one, porem truncada, possivelmente por uma tradução mal feita ou mal interpretada, ou por variação dialetal.

A terminação “one” pode significar o aumentativo. Agnolo é a variação toscana e veneta de Angelo, este se origina do grego Ággelos, mensageiro que se latiniza em Angelus e nos meios cristãos passa a designar os anjos, mensageiros de Deus.

Inicialmente, os primeiros a utilizar este sobrenome eram conhecidos como “Fulano Filius Quondam Agnolo” ou “Fulano filho do senhor Agnolo”. Já a segunda geração, ou seja, os netos do senhor Agnolo já utilizavam o nome do avô diretamente como sobrenome até que um de seus descendentes deve ter ganhado a forma aumentativa de Agnolon, repassando-a assim a seus descendentes e se firmando como sobrenome.

Curiosidades

A origem dos sobrenomes vem inicialmente como forma de reconhecer pessoas a partir de uma atividade profissional, apelido, nome do pai ou região de onde vinha, uma vez que só o nome já não era o bastante para reconhecer uma pessoa e diferenciá-la dos outros com o mesmo nome próprio.

Variantes do sobrenome Agnolon

A forma gráfica inicial do sobrenome Agnolon é Agnolo. As duas formas podem ser encontradas, mas a que estamos tratando atualmente é a mais popular, uma vez que ela é uma evolução do sobrenome da família. Ainda assim, é possível encontrar famílias que utilizam Agnolo.

Brasão da Família Agnolon

Não existe um modelo de brasão que represente a família Agnolon. No entanto, há um brasão oficial da família Agnolo, que é o sobrenome original e mais antigo. Ele é feito de um escudo amarelo com a imagem de um anjo de vestimentas vermelhas e asas azuis. O anjo aparece segurando uma tocha verde com o fogo constituído de ouro.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário