Família Adriano

A família Adriano surgiu em Veneza, na Itália. Quando comparado a outros sobrenomes de origem estrangeira, percebe-se que não é um sobrenome comum no Brasil. Trata-se de um sobrenome raro de encontrar por aqui. Veja abaixo informações como origem, curiosidades relacionadas à família Adriano.

O sobrenome Adriano, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Adriano

Adriano é um sobrenome origem Italiana. Trata-se de um sobrenome toponímico, portanto sua origem é geográfica. Sua geologia faz referência há uma cidade na Itália, ao sul de Veneza chamada Hadria. Hadrianus era uma nomeação ao cidadão oriundo desta cidade, é dessa designação que vem o sobrenome Adriano.

Os antepassados da família Adriano habitavam essa região de Hadria em Veneza. Provavelmente, foi assim que o fundador dessa família originou o sobrenome Adriano e transmitiu aos descendentes. Há registros de documentos com o sobrenome Adriani (plural de Adriano).

Curiosidades

Inicialmente a cidade ao sul de Veneza que originou o sobrenome da família Adriano se chamava Hadria. Depois de alterações na grafia, esta cidade recebeu outro nome, e atualmente se chama Adria. Essa cidade provém do Mar Adriático que banha países como Itália, Croácia, Bósnia, etc. O mar Adriático possui muitos portos, uma importantíssima localidade em Veneza.

Variantes do sobrenome Adriano

Geralmente, para maioria dos sobrenomes são encontrados entre uma ou mais variantes. Mas nem sempre isso ocorre. As vezes não são encontradas variantes como é o caso da família Adriano.

Mesmo com variantes não conhecidas, há registros de Adriani, que provavelmente deve ter a mesma origem. Nada foi confirmado.

Normalmente, quando se trata de sobrenomes classificados como toponímicos, ou seja, que tem origem do nome de algum lugar, estes sobrenomes são específicos e não ocorrem alterações na grafia.

Brasão da Família Adriano

O brasão é uma maneira de identificar um grupo familiar ou até mesmo uma cidade. Pode ser destacadas em um brasão de armas apenas características ou a própria história de cada família. Provavelmente, essa família não possui um brasão, pois foram realizadas pesquisas e não foi encontrado nada relacionado a este sobrenome.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

42 Comentários

  1. Giuliard Augusto Adriano says:

    Sou Adriano também moramos em Santa Catarina estamos espelhados por varias cidades aqui do sul.

  2. Giuliard Augusto Adriano says:

    Tambem sou Adriano minha família samos do sul do pais SC

  3. Janaina Leila de Jesus Adriano says:

    Sou Janaina Adriano, filha de Inácio Adriano, neta de Pedro Adriano e Carmelina Rodrigues Adriano. Meu pai tinha três irmãos, um homem e duas mulheres, os quais eu não me recordo os nomes.
    Gostaria muito de conhecer a família do meu pai, moravam a muitos anos em Sengés-Pr

  4. Paulo Adriano says:

    Adoro meu sobrenome por não ser tão comum …

  5. João Luiz says:

    A parte da minha bis avó é Adriano, não tenho informações dos pais dela, mas todos eles são do Ceará!

  6. Portanto dos adriano q portaram meus próximos sao bruno denilson e marcos adriano , José adriano tb era meu pisav João adriano era irmão do meu avô

  7. Sou de bela cruz Ceará meus adriano surgiu do meu pus avó jose adriano ferreira filho de frederico Ferreira q era filho de um marinheiro português chamado de ferrerinha

  8. Tb sou adriano sou antonio adriano meu pai maoel adriano avô Raimundo adriano pis jose adriano tat-avó frederico ferreira que era filho de um marinheiro português chamado ferrerinha , portanto meus adriano surgiu do sobrenome do meu pisavor José adriano ferreira

  9. Thays Caroline Adrianí says:

    Gente queria encontrar muita gente da família sou adriani porém meu tataravô veio da Itália e ele é giuseppe Adriano.
    Qualquer coisa me procurem no instagram @thayscarolineaan

  10. Marcos Adriano says:

    Olá, eu também faço parte dessa família, sou de Pernambuco neto de João Adriano de Souza. Muito bom saber a origem do nosso sobrenome!

  11. Lívia says:

    Olá, a minha bisa avó era Serafina Adriano, casada com João Antonio dos Santos. Não tenho nenhuma informação além, pois não conheci. Consegui montar a árvore da minha avó quase toda, mas falta a do meu avô, filho da Serafina. Se alguém puder ajudar, grata!!!

  12. Christine says:

    Olá! Minha bisavó se chamava Maria José Adriano, casada com Donato Alípio de Campos, moravam em Santo Antônio de Lisboa e Biguaçú. Teve 13 filhos. Meu avô se chamava Ipiranga Caubi de Campos. Todos os irmãos tinham nomes indígenas.
    Alguém tem alguma informação sobre as origens?
    Obrigada!
    Christine

  13. Oracides Felício Adriano says:

    Pessoal, pelo que meus pais e avós falavam, somos oriundos da Bélgica, inclusive a fisionomia deles e dos meus tios é pele clara e olhos azuis ou verdes. Podem também ter antepassados da Itália.
    Eu; Oracides Felício Adriano
    Meus avós; Antônio Felício Adriano
    Meu pai; Paulo Felício Adriano
    Meus tios ; Alfredo, Antônio, Nelson, Abílio, José, Pedro, Modesto, Martinho, João, Hilda, Iiis e Maria.
    Também tenho uma irmã de nome Maria de Lurdes além de outros seis

  14. Daiana Adriano says:

    Oi sou Daiana Adriano , dou de Sorocaba SP minhaa mae chama-se Regina Adriano, meu avo Jose Adriano(mora no parana, meu bisavo chamava-se Leonardo Adriano filho de Luiz Adriano e Carmella Guietarolla….Alguem se identifica?

  15. Debora says:

    Sou. Debora Teresinha Adriano sempre. perguntarão. que. sobrenome. estanho. e. meu. pai. e meus. tios. moreão sem. saber a origem do nosso sobrenome.

  16. Augusto Adriano says:

    Sou Augusto Dias Adriano ,bisneto de Domingos Adriano , neto de Clóvis Adriano e filho de Humberto Rabelo Adriano. Meu bisa veio para o Brasil depois da primeira guerra mundial, ele morava na regiao de Cunil , noroeste da italia. Chegando no brasil a familia direcionou-se para o sul e alguns se dividiram a fim de uma melhor adaptação, foi quando ele perdeu contado com um dos irmãos.Meu bisa veio para a região de São Paulo e depois se estabeleceu no Sul de Minas Gerais. Se tiver alguém que se identificou com a família e notar alguma semelhança , deixe um comentário.

  17. Rogerio Adriano says:

    Oi, sou Rogério Adriano, filho de Modesto Felicio Adriano e Alda Adriano e neto de Antônio Felicio Adriano e Virginia Adriano. Moro em Witmarsum – SC, região do Vale do Itajaí. Há muitos “Adriano” nessa região. A família do meu era composta por 13 irmãos…

  18. Cristiane Adriano says:

    ola sou Cristiane Costa Adriano, neta de Antenor Adriano filho, bisneta de Antenor Adriano. Gostaria muito de montar minha arvore genealógica sempre tive interesse em saber a origem deste sobrenome tão incomum, caso alguém tenha informações sobre o BRASÃO de nosso sobrenome por favor entrem em contato comigo crisadria5@hotmail.com, muito bom ler historias nos comentários e quem sabe não encontramos parentes que perdemos contato

  19. Rafael Adriano says:

    sou descedente dos adriano do Ceará , meu pai Joao Adriano , meu avo José Adriano, meu biza avo Felisberto Adriano

  20. IGOR DA SILVA ADRIANO says:

    olha a familia de meu pai e de sao Jose do boiteux SC meu avo se chama Pedro adriano e Florisbwla machado Adriano, Minha tia disse que os avós deles se chamavam José adriano de Oliveira e é nome da mãe era Maria por parte de pai
    E por parte José Salvador Machado e Maria custódio Luiz alguma coisa Assim

    • Fernando Santos says:

      Igor, Creio que temos antepassados em comum, José Adriano de Oliveira é meu Bisa, casado com Maria amara dos passos e Maria Custodio Luiz é minha bisa tbm.

  21. Fabiula says:

    Ola, dia 2 de janeiro minha avo Emma Urbanski faz aniversario e eu queria dar de presente a ela rever os irmãos, minha bizavo se chama Albina Zem e Patricio Adriano, queria dar de presente esse reencontro pois ela ta quase com 76 anos obrigada des de ja.

    • Ismael says:

      Olá, eu tenho algumas informações desse sobrenome que são pais dos meus bisavós.
      Alexandre Zem Bernardi casado com Faustina Adriano (bisavós) Ele Filho de Carlos Bernardi e Helena Zem e ela Filha de Faustino Adriano e Rosa Brazi.

  22. Ana Carolina Adriano says:

    Nunca encontrei ninguém aqui em São Paulo-SP com esse sobrenome, gostei da origem ;D

  23. Igor da Silva Adriano says:

    Olha minha familia e de Rondônia sou filho de maurino Adriano e neto de José Adriano e de Florisbela Adriano eles eram primos e moravam em santa catarina e grande parte da familia ainda mora la só q perdemos contato se alguem se identificar com a historia me procura no face com mesmo nome !!!!!

  24. Bruna Adriano de Vasconcelos says:

    CEARÁ TEM MUITOS ADRIANOS. <3

  25. Márcio lemes Adriano says:

    aki em cambuquira sul de minas tem muitos adriano, e todos são parentes diretos meus , e realmente o adriano vem do meu biza vô q era italiano..

  26. maria de lourdes adriano says:

    ola . minha mãe era maria amandina adriano. gostaria de saber de que local do sul há parentesco.
    grato

  27. REINALDO ADRIANO says:

    Já desconfiava da origem.

  28. vital adriano says:

    meu pai dizia que eramos de origem italiana,mas temos poucos parentes conhecidos,sou descendente de tristão adriano,e gostaria de conhecer novos parentes,sei que a maior parte esta pros lados de sta catarina e rgdsul,muito legal

  29. Naira Janaina Adriano Ramos says:

    Adorei essa definição!é bom saber histórias do nosso antepassado

  30. RAFAEL SANTOS ADRIANO says:

    GOSTEI

Deixe um comentário