Família Abreu

Os Abreu estão presentes em grande parte da população brasileira. Se você é descendente dessa família, vai gostar de saber um pouco mais sobre suas origens, modelos do brasão, curiosidades e se há ou não variantes desse nome. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Abreu, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Abreu

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Por sua origem, ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geografica. Não se sabe ao certo de qual região este nome foi derivado, uma vez que existem diversos lugares que usam Abreu para se identificar. Desse modo, quem vinha dessas regiões, poderia chamar “Fulano de Abreu”, o que posteriormente se tornou sobrenome.

A palavra deriva do gotico awi, que significa agradecimento, graças e red que designa proferir, dar.

Vasco Nunes de Abreu, ao que parece pode ter sido o primeiro deste sobrenome, que aparentemente surgiu no século XI. É seu solar a torre de Abreu, junto a Valença do Minho.

Alguns dizem que este também pode ser uma associação ao nome Abraão. Em alguns casos encontra se registros de que este pode ser uma abreviatura da expressão portuguesa “Abraão o Hebreu”.

Curiosidades

Há alguns registros na história que afirmam que Abreu foi sobrenome presente na nobreza. Por este motivo, alguns de seus antepassados podem ser nobres.

Variantes do sobrenome Abreu

Não existem muitas grafias para este nome. Desde que foi constituído, o mesmo foi disseminado como Abreu entre os descendentes dessa família. Qualquer mudança desse modelo disseminado pode ser proveniente de outra origem.

Brasão da Família Abreu

O brasão da família Abreu é feito de um escudo vermelho, com cinco asas de ouro, colocadas duas de cada lado e uma ao centro. Este é um brasão simples e fácil de ser reconhecido. Você pode conferir imagens dele logo abaixo.

É possível que existam outros modelos de brasão relacionados ao nome Abreu. Mesmo assim, é possível que nem todos estejam relacionados à família Abreu.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

38 Comentários

  1. Hamilton de Abreu says:

    Sou Abreu e moro em Itaúna – MG. Meu pai era de Fortuna de Minas – MG. Meu avô se chamava Andre Faustino de Abreu. Se tiver algum parente aí que entre em contato. Abraços!

  2. Rejane Abreu says:

    Me chamo Rejane Fonseca de Abreu
    Filha de Auremar Rodrigues de Abreu
    Sou de Belém do Pará e aqui a Família Abreu é bem grande

  3. Cleonice de Abreu says:

    Eu também sou abreu herdei de meu pai Luis Alves de Abreu Cleoni de Abreu

  4. Uelca says:

    Sou Uelca Abreu Gomes filha de Deusilia Abreu. Sou neta de Manoel de Abreu (já falecido)

  5. Adelar Albino de Abreu says:

    Meu nome é Adelar Albino de Abreu minha família é do Rio Grande do Sul, gostaria muito de saber mais das minhad origens

  6. Eduardo says:

    Eu me chamo Eduardo Antônio Abreu da Silveira moro em minas gerais 03192518350

  7. Daniel Abreu says:

    Meu Avo foi para o Brazil in 1936 chamado Jose Abreu, tenho photographia. Gostava de discobrer a familia.

    Daniel Abreu (Africa Do Sul).

  8. João Victor França de Abreu Terra says:

    Meu nome é João Victor França de Abreu Terra,sou de São João da Barra interior do Rio de Janeiro

  9. Matheus de Abreu says:

    Me chamo Matheus de Abreu, sou de Minaçu/GO e neto de Antônio Barros de Abreu filho de Alexandre Abreu.. meu avô e bisavô são nortistas do Estado do Maranhão e vieram para Goiás, onde haviam terras disponíveis. Meu bisavô faleceu, mas meu avô continua vivo com 84 anos e 14 filhos vivos.

    • cicera jacob says:

      ola matheus tudo bem sou nortistas do ceara meu padrinho e jose abreu aragao mais nao sei onde ele mora pois a ultima vez que suber e que ele estava na acre ele morou em juazeiro do norte ceara sera que ele e seu parente

  10. sergio abreu says:

    eu so abreu de juazeiro na baiha abreu pizza 71/986382072

  11. Susana Abreu says:

    Sou portuguesa, descendente da linhagem original do nome Abreu😊 meu nome completo : Susana Clara Fructuoso de Abreu , nascida no minho Portugues , heredei o nome pelo meu pai: Manuel Fernando Martins de Abreu , ja falhecido, emigrei de Portugal á anos e sou a única descendente do casamento Abreu/Fructuoso . Assino sempre Abreu e a minha filhota com 12 , Helena de Abreu y Mance …. continuamos com a saga 😉😉😉

  12. elder says:

    familia abreu e muito grande aqui no piaui ..

  13. ACYR DE ABREU JUNIOR says:

    O meu nome Acyr de Abreu Neto de Jaime de Abreu, meu Bisavó Manuel de Abreu, era de Portugal, eu moro em São José dos Campos.SP. A Família Abreu é muito grande.

  14. Rayza de Abreu says:

    Sou Abreu tb e a minha família é toda do Rio de Janeiro … Cm certeza devo ter parentes perdidos, pois a história da minha familia é bem louca rsrs..

  15. Fred abreu says:

    Eu me chamo Fred Abreu sou decentente de português meu tataravô era capitão
    Tenho orgulho de ser da família Abreu
    Minha familia e da Bahia

  16. anderson says:

    me chamo andersn abreu tarcisio herdei o abreu por parte minha mae

  17. Jeovânio Abreu says:

    Olá! mim chamo Jeovânio Abreu tenho esse sobre nome que vem da minha avó que era do Rio Grande do Norte, ela se chamava Maria Abreu Alves de Melo.

  18. Valdacir Jesus Puerto Abreu says:

    Sou descendente de português E espanhol, minha bisavó fugiu para o brasil para se casar porque as famílias não aceitavam ela se casar com português. E assim começou nossa vida aqui.

  19. Moisés Abreu says:

    Sou Abreu tbm. Meu nome é Moises Paiva de Abreu. Minha mãe faleceu e minha família ficou descentralizado, somente Unidos pelo nome. Por isso tomei a decisão de pesquisa e nossas origens e formar um grupo familiar. E fiquei muito feliz em saber que tenho outros parentes distantes! Rsrsrs. Felicidades a todos!.

  20. Gis Abreu says:

    Verdade, também tenho esse livro. Chama-se Familia Abreu, mil anos de historia (Jose de Abreu) recebemos de cortesia via correio.

  21. jaquline says:

    meu nome jaqueline de abreu

  22. Vitor says:

    Meu nome é Vitor Abreu Alves i eu assino abreu

  23. Cynthia Abreu says:

    Olá ! Meu Abreu é da família de Santa Rita do Passa Quatro/SP, do Zequinha de Abreu. Gostaria de ter contato com parentes. Cynthia Abreu

  24. Adelar Albino de Abreu says:

    Sou Abreu e moro em Santa Catarina, meus descendentes são do Rio Grande do Sul

  25. IDETE abreu says:

    sou abreu da familia de Maranguape…… meu avo Francisco Marques de Abreu hoje com 103 anos ….ainda vive no estado do Para….
    me interesso muito pela historia da nossa familia.. como pela biografia de Capistrano de Abreu de Maranguape…. meu avo e meu pai nasceram em Maranguape.
    gostaria de receber o livro.

    • cicera jacob says:

      admiri muito esta familia pois meu padrinho de batismo se chama jose abreu aragao ele morou em juazeiro do norte ceara em 1965 a 1968 entao

  26. Carlos alves de abreu says:

    Escrevam para o deputado José de abreu, ele tem um livro da árvore genealógica completa… fascinante

  27. Marcio Abreu says:

    Hahahaha… Legal,gostei da história do meu sobrenome!!

  28. paulo e.c. abreu says:

    Eu também tenho esse sobrenome…

  29. Jan Abreu says:

    Tb sou Abreu, mas meu pai tem muita dificuldade em encontrar informações pertinentes aos seus avos quando chegaram no Brasil..haveria mais métodos?

  30. Victória E. S. Abreu says:

    Gostei muito de descobrir um pouco mais sobre minha família ,se bem que a maioria dos ”Abreus” registrados recebem um livro contendo várias informações como estas .
    Obrigada.

Deixe um comentário